A Secretaria de Estado de Meio Ambiente entregou veículos e equipamentos para a Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) e Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental na tarde de sexta-feira (09.08). Entre os itens estão duas camionetes S10 movidas a motor diesel com tração 4×4, dois barco de alumínio de seis metros com reboque para transporte, um com motor de 90 HP e um de 15 HP.
Os equipamentos foram resultado de Termo de Compromisso de Programa de apoio operacional firmado entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Companhia Energética de Sinop – Sinop Energia – que estabeleceu cooperação mútua entre as partes de forma a garantir o monitoramento a operação do reservatório da Usina Hidrelétrica de Sinop se concretizem de forma ambiental e socialmente responsável.
Outros equipamentos entregues são fardamento, lanterna, celular rural, drone, coletes salva vidas, antena, GPS portátil, guincho, engate, giroleds e câmera digital à prova d’água.
A Secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, destacou que é um momento de muita alegria para a Sema e que os equipamentos poderão ajudar no exercício da atividade de fiscalização e monitoramento no estado. “Dentro do processo de licenciamento do empreendimento UHE Sinop foi construído um plano de apoio operacional com o foco de fortalecer os órgãos ambientais, Sema, Dema e Batalhão, para exercer o monitoramento da qualidade ambiental cada um na sua competência e atribuição”.
A gestora explicou que foi feito um estudo entre os órgãos para identificar os equipamentos essenciais para o exercício. “Já foi feita uma pequena entrega, muito expressiva para a qualidade do trabalho que exercem os nossos colaboradores da Dema e do Batalhão, que é o fardamento. Essa entrega parece simbólica, mas faz a diferença no dia a dia de quem está no campo. Hoje fizemos a entrega de equipamentos de grande porte com objetivo de melhorar a eficiência das nossas atividades de monitoramento da qualidade ambiental nelas inseridas”.
Os equipamentos adquiridos são um exemplo de gestão eficiente de aproveitamento máximo do recurso para poder público, afirmou Mauren. “Agradeço a Companhia Energética de Sinop que fez tudo de forma organizada, sempre respeitando e nos auxiliando na aquisição do bem. Essa cooperação é exemplo para Mato Grosso e para o Brasil. Compatibilizamos qualidade com melhor preço e com esse ganho pudemos reverter em outros bens”.
O secretario de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, falou sobre as deficiências nos órgãos de fiscalização e agradeceu ao empenho da Sema pela entrega. “Temos carências mas não falta esforço, nem vontade, dedicação ou competência. O que nos falta são equipamentos e condições. Parcerias como essa são muito bem vindas. Esses equipamentos serão utilizados da melhor forma possível para trazer ao estado uma melhor fiscalização, melhor apontamento de indicadores”.
O tenente-coronel PM Rodrigo Eduardo Costa, comandante do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, destacou a interação entre os órgãos e lembrou que a proteção do meio ambiente e segurança da sociedade é prioridade para as instituições envolvidas. “Há muito tempo a gente busca por esse incremento e sabemos da dificuldade. Só temos a agradecer. Essa integração é importante para que a sociedade seja beneficiada sempre”.
Marcelo Mirando Muniz, que representou a Delegacia Especializada de Meio Ambiente, pontuou que devido a vastidão da área a ser preservada e cuidada em Mato Grosso não seria possível trabalhar de forma adequada sem as parcerias.
Ricardo Padilha, diretor presidente da Sinop Energia, ressaltou o profissionalismo da gestão na condução do processo. “Essa doação é fruto da dedicação, conhecimento jurídico e ambiental. A secretaria fez um esforço para que estes recursos pudessem chegar na Dema e Batalhão Ambiental. O empreendimento tem quantidade de recursos bastante vultosos na área de meio ambiente, se preocupando com desenvolvimento e proteção”.