FRANCISMEY LIBERATO
[email protected]
Quando pratico minha atividade física, de caminhada, pela manhã, observo o meu modo de caminhar e comparo com o resultado conquistado.
Quando eu caminho de forma despretensiosa, sem organização do tempo, não observando cada etapa percorrida, ou de maneira sonolenta, com baixa intensidade, o resultado não chega a ser satisfatório.
Mas o destaque que gostaria de explanar para a nossa reflexão é a questão da intensidade, que em outras palavras quer dizer: força, vigor, de algo que é intenso. Quando a caminhada possui uma intensidade firme, organizada, pragmática, o resultado é convincente.
Com a intensidade da caminhada, eu percebo que a mente permanece focada, motivada e que visa alcançar resultados. Não há espaço para divagação da mente, e nem para dispersão. É perceptível que quando eu caminho dessa forma o ânimo e a motivação se mantêm em uma intensidade aprimorada.
No Brasil, na área do futebol, nós tivemos um técnico chamado Jorge Jesus, natural de Portugal, o qual foi treinador do Flamengo, e que conquistou muitos títulos, e mais: ele conseguiu obter mais títulos do que derrotas em sua curta passagem pelo time carioca. Ele permaneceu como treinador do time brasileiro por menos de um ano e meio, se despediu da torcida em junho de 2020.
A metodologia aplicada por Jorge Jesus conquistou muitos brasileiros que apreciam um bom futebol, até atraiu a atenção dos torcedores de outras equipes nacionais e internacionais para assistirem aos jogos. Ele aplicava a metodologia da intensidade. A ideia era não dar espaço para a equipe adversária tanto no ataque, no meio de campo, quanto na defesa. Os jogadores mudavam de posição e mantinham uma marcação firme diante dos adversários. A organização tática da equipe era impecável, por isso o clube com a maior torcida do Brasil conquistou muitos títulos.
Se fizermos um paralelo entre a minha caminhada e a técnica e metodologia utilizada pelo técnico português, podemos observar que em ambos os casos os resultados são eficientes. Em quaisquer áreas da nossa vida quando aplicamos a intensidade é provável que tenhamos: foco, organização, um melhor desempenho, motivação, disciplina e muitos desfechos com finais felizes.
Não basta ter apenas intensidade de forma oscilante e variável, mas que essa nova atitude seja feita de forma permanente e crescente. Mantendo a intensidade com essa força, estaremos sendo elevados a outro patamar, ou para uma alta performance.
Saiba escolher e utilizar a intensidade naquilo que realmente merece a nossa atenção, e merece o nosso investimento de tempo e energia. Se for possível aplicar em todas as áreas da vida, seria ótimo, mas sei que nem sempre é possível; sendo assim, é indispensável que você faça boas escolhas.
Desafio você a aplicar a intensidade em tudo que você deseja fazer e conquistar, para saber se haverá ou não bons resultados. Conforme você continua fazendo e aplicando essa técnica, aos poucos, você ganha robustez e, principalmente, um novo hábito.
Não desperdice a chance de aprimorar os seus dons e talentos, a fim de alcançar excelentes frutos.
Francisney Liberato Batista Siqueira é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso e Chefe de gabinete de Conselheiro do TCE-MT. Palestrante Nacional, Professor, Coach e Mentor. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz” e “Singularidade”.