Izabel Torres
redacao@matogrossomais.com.br
A partir de amanhã sexta-feira (26), até dia 2 de março, todo o comércio de Rondonópolis (212 Km de Cuiabá), deverá ter suas portas fechadas às 22 horas. A decisão, que ainda deve se tornar pública através de Decretado a ser editado no final da tarde de hoje (25), pelo prefeito Zé Carlos do Pátio, foi tomada em reunião com os membros do Comitê de Gestão de Crises, ocorrida por das 11 horas, da manhã desta quinta-feira, no auditório da prefeitura.
Além do fechamento do comércio, também será reforçada a fiscalização ostensiva nas escolas particulares para ver se estão cumprindo com o plano de contingência. Lembrando que a rede publica de ensino não retomou suas atividades presenciais na cidade.
Ficou decidido também na reunião que os supermercados passarão a ser fiscalizados com maior rigor evitando que haja superlotação de consumidores.
De acordo com as informações obtidas com exclusividade pela equipe do Site MATO GROSSO MAIS, tais medidas, mais severas se dão por conta da superlotação dos leitos de UTI em Rondonópolis.
Hoje, por exemplo, os 10 leitos de UTI do Hospital Regional estão ocupados por pacientes com Covid-19, o mesmo quadro se verifica na Santa Casa, hoje os 20 leitos destinados a pacientes com Covid, estão ocupados.
Além dos pacientes locais, há de destacar que Rondonópolis atende mais 19 municípios da região. O relatório apresentado durante a reunião do comitê traz também alguns dados referentes aos óbitos causados pela Covid em Rondonópolis.
O mês de julho do ano passado, atingiu o índice mais alto até então com com 120 pessoas que perderam a vida. O menor índice fica para fevereiro com 21 mortos até o momento, vitimas da doença.