A Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, juntamente com a Defesa Civil do Estado e Município, continuam assistindo as famílias prejudicadas pelos temporais ocorridos na semana passada em Diamantino. Uma força-tarefa foi mobilizada, imediatamente, após o vendaval com equipes da Secretaria. Neste fim de semana, mais de 20 moradias foram visitadas e receberam a entrega de telhas e materiais de construção para reparar os estrados feitos pelos vendavais. No total, foram entregues cerca de 200 telhas fibrocimento para a restauração dos telhados danificados.
O titular da pasta, Gilson da Silva, ressaltou que as ações iniciaram na tarde de terça-feira (16.08), quando uma forte tempestade atingiu 11 residências, conforme levantamento feito constando em relatório encaminhado para a Defesa Civil do Estado de Mato Grosso. Foram identificados, a partir desta ação, 44 munícipes em situação de vulnerabilidade econômica e social afetados pelo evento adverso, sendo verificada a necessidade do restabelecimento de suas residências.
O relatório aponta ainda que na quinta-feira (18.08) outro vendaval voltou a atingir mais 11 casas, totalizando cerca de 80 pessoas prejudicadas com o temporal. As equipes novamente se mobilizaram para acompanhar a situação destas famílias bem como adotarem as medidas cabíveis para socorrê-las, disponibilizando abrigo, materiais de construção e alimentos.
De acordo com a Assistência Social e a Defesa Civil, foram apurados dados sobre casos de residências descobertas pelo vento nos bairros Bairros Progresso, Pedreira, Bairro da Ponte e comunidade do Córrego Grande, Bairro Bento Porto, Progresso, Centro e Novo Diamantino.
“Nossas equipes se mobilizaram para atender as pessoas prejudicadas, oferecendo local seguro até que as construções sejam realizadas, com a nova cobertura das casas. Também destinamos recurso para a aquisição de materiais de construção conforme os orçamentos levantados nas residências, buscamos parceiros que fizeram doações e fizemos a distribuição de cestas básicas de acordo com a necessidade”, afirma o secretário.
O presidente do Conselho de Segurança Pública de Diamantino (Comseg), Genilson Mendes acompanhou as ações desde o início dos trabalhos. “ Logo que fomos acionados, tomei conhecimento e já, de imediato, me prontifiquei em comunicar a diretoria sobre a viabilidade de doar a madeira que seria utilizada para refazer os telhados das casas danificadas. Unimos forças com a Secretaria de Asistência Social, inclusive ajudando a fazer a entrega dos materiais. Percebi que toda equipe estava empenhada em resolver os problemas e assistir estas famílias famílias”, declarou Mendes.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT