A Prefeitura de Diamantino promoveu a 1ª Semana da Vigilância Sanitária entre os dias 17 e 22 de agosto. O evento foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Secretaria Municipal de Saúde com apoio do IFMT – Campus Avançado Diamantino e do PROCON – Diamantino.
O objetivo do evento foi de trabalhar as boas práticas do alimento, ampliar a divulgação sobre os serviços prestados pela Vigilância Sanitária Municipal, levar orientações necessárias e esclarecer eventuais dúvidas para profissionais do setor, servidores e os comerciantes de diversos segmentos, além de produtores da Agricultura Familiar.
A programação contou com palestras sobre doenças transmitidas por alimentos e água, sobre o olhar administrativo da vigilância sanitária e também tratou sobre a motivação e liderança dos servidores da área. Também foi feita a apresentação do curso gratuito de boas práticas de higiene, manipulação e conservação de alimentos que será ofertado para a população ainda neste ano de 2022.
Também participaram do ciclo de palestras o clínico geral e especialista em endoscopia digestiva, Dr. Demétrio Lopes; a coordenadora do Procon de Diamantino, Pollyana Costa; a presidente da ACID – Associação Comercial e Empresarial de Diamantino, Sandra Baierle; a professora e doutora em engenharia e ciência de alimentos do IFMT – Campus Diamantino, Andreia Iocca; a enfermeira, Aline Xavier Lago e a Psicóloga Camila Krauspenhar.
Marineze de Araújo Meira, titular da Saúde, ressalta a dimensão do trabalho da vigilância sanitária e como o processo de manipulação de alimentos demanda extrema atenção considerando que diz respeito à saúde alimentar das pessoas.
“A vigilância muitas vezes é vista somente como um órgão punitivo, ela tem sim esse poder de fiscalizar e de atuar diretamente no comércio, mas acreditamos que isso deve ser a última opção a ser escolhida. Antes disso, temos que fazer um trabalho de promoção da saúde pública com orientações, auxílio aos comerciantes, profissionais da área e população, cursos e capacitações, isso sim traz um reflexo muito grande, não apenas para quem produz e vende mas também para quem consome e para os turistas que visitam nossa cidade” enfatizou a secretária.
A coordenadora Municipal da Vigilância Sanitária e Saúde, Cleu da Silva, comenta sobre a importância das orientações acerca da higienização dos diversos alimentos comercializados na região com objetivo de aumentar a qualidade do produto e combater as infecções e intoxicações alimentares.
“Muitas pessoas acabam esquecendo o quão importante é a vigilância sanitária e a fiscalização no município, já que um dos nossos principais objetivos é melhorar a saúde da população, promovendo a qualidade de vida através das boas práticas de higiene e diminuindo assim o risco de infecções. Pensando nisso, estamos passando para a população, para os profissionais que manipulam os alimentos, a importância de um preparo correto e de um armazenamento adequado” compartilhou a coordenadora.
Thássia de Almeida Godois, médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura e uma das organizadoras do evento, destaca que ações como essa são de extrema importância pois possibilitam melhor apoio às famílias produtoras e oferecem orientações sobre manuseio dos alimentos oriundos da agricultura familiar.
Ao abordar o tema do curso de boas práticas de higiene, manipulação e conservação de alimentos, a Professora do IFMT – Campus Diamantino, Andreia Iocca, que é Doutora em Engenharia e Ciência de Alimentos, destacou que os concluintes possuirão uma carteira de manipulador e possuirão as habilidades e conhecimentos necessários para desenvolver as boas práticas no manuseio dos alimentos.
“Hoje, juntamente com a equipe de inspeção municipal, estamos esclarecendo mais informações sobre a carteirinha do manipulador que o município de Diamantino passará a utilizar, além de informar sobre o curso teórico-prático de 20 horas que o IFMT por meio de cooperação técnica com a prefeitura municipal via secretarias de agricultura e saúde estará ofertando para a população” compartilhou a professora.
Fernando dos Santos, comerciante de churrasco grego no município, comenta que vende seu alimento em eventos da cidade, como o “Te Vejo na Praça”, e destaca a vantagem e importância da oferta de capacitações para os profissionais do ramo.
“Eu acredito que essas palestras e esse curso podem agregar muito mais no meu conhecimento para que eu possa estar entregando um alimento ainda melhor para o meu consumidor. Não sou um grande empresário, mas eu tenho convicção naquilo que quero e acredito que meu trabalho é algo diferente na cidade. A prefeitura de Diamantino tem organizado bons eventos, como o Te Vejo na Praça, acho interessante estarmos nos capacitando para marcar presença” contribuiu o comerciante.
Também estiveram presentes no evento o Chefe de Gabinete Municipal, Milton Criveletto; o Presidente da Câmara Municipal de Diamantino, vereador Ranielli Lima e o Diretor-geral do IFMT – Campus Diamantino, Givaldo Dantas Sampaio Neto.
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT