A Siemens anuncia uma parceria com a Regent Craft para o fornecimento de seus serviços e softwares para acelerar o desenvolvimento do Viceroy, uma espécie de “embarcação voadora”.
O objetivo da Regent é criar um meio veículo rápido e eficiente que possa transportar pessoas e cargas por longas distâncias, mas com baixo custo de operação.
O conceito é similar ao dos Ecranoplanos soviéticos, que utilizavam de efeito solo para criar uma espécie de “colchão de ar” entre o planador e a água , o que permitia que o veículo trafegasse em altas velocidades, mas sem ser detectado por radares.
A idéia da Regent é utilizar o mesmo conceito aerodinâmico para transportar pessoas e cargas sobre as águas, em velocidades próximas a 280 km/h.
Segundo um comunicado, a plataforma Siemens Xcelerator , dedicada a novos negócios e que conta com vasto portfólio de soluções digitais, será crucial para que o Viceroy consiga receber as certificações necessárias para ser produzido em escala comercial.
A parceria permitirá que a empresa Regen Craft se dedique inteiramente ao desenvolvimento do design, engenharia, produção e inovação do Viceroy , deixando a parte de sistemas em geral, com a Siemens, que já possui longo histórico em tecnologia.
O Viceroy utilizará energia elétrica para mover seus motores. Próximo de portos, a velocidade será limitada a 40 knots (74 km/h) para um maior conforto e segurança de passageiros , funcionários e o que mais estiver ao redor.
Em mar aberto, a velocidade máxima será de 160 knots (296 km/h) e terá alcance máximo de 290 km, porém, a Regent conta com o desenvolvimento de novos conjuntos de baterias , e estima que a autonomia cresça para 804 km.
A Regent espera que os primeiros modelos entrem em serviço a partir de 2025 e realize conexões entre comunidades costeiras sem emitir poluentes e em altas velocidades. Os primeiros veículos levarão 12 passageiros e mais dois tripulantes, mas a Regent planeja modelos com capacidade de 50 e 100 passageiros . A versão de carga, será capaz de 1.600 kg. A empresa ainda promete que o nível de ruído do Viceroy será 30 dB mais baixo que os helicópteros e aeronaves atuais.
Apesar de fora do comum, a Hawaiian Airlines já se associou com a Regent e acompanha de perto o desenvolvimento de um outro modelo, o Monarch, que terá capacidade de 100 passageiros, e é planejado para 2028.
Fonte: IG CARROS