Nos últimos dez anos, o setor da agropecuária foi o que registrou maior crescimento da renda média do trabalho no Brasil. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No comparativo com os números do segundo trimestre de 2013, às atividades de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura apresentaram, no segundo trimestre de 2022, um aumento estimado de 12,7% no rendimento médio real da população ocupada.
No segundo trimestre de 2022, o rendimento médio real das atividades ligadas ao setor da agropecuária foi estimado em R$ 1.690. Em 2013 esse rendimento era de R$ 1,5 mil. Essa alta na última década não foi registrada em outros setores como serviços, indústria, construção e outros.
A PNAD Contínua tem como objetivo acompanhar as flutuações trimestrais e a evolução, tanto no curto quanto no médio e longo prazo, da força de trabalho e outras informações necessárias para o estudo do desenvolvimento socioeconômico do país.
Fonte: AgroPlus