Em mais uma edição de campanha de doação de sangue, servidoras e servidores do Fórum de Várzea Grande aproveitaram a parceria do Programa Bem Viver, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, com o MT-Hemocentro para ajudar no reforço do estoque do banco de sangue. Servidores(as) e colaboradores(as) puderam doar sangue nesta terça-feira (30 de agosto) diretamente no Hemobus, unidade móvel do Hemocentro.
Além de ser uma oportunidade de reforçar o estoque, a campanha irá ajudar o próximo e salvar vidas. Foi um dos propósitos que levou o servidor da Primeira Vara Cível Thiago Nunes Dias a doar sangue pela primeira vez. “As pessoas que trabalham comigo são doadores e isso me incentivou. Com o ônibus do Hemocentro aqui no Fórum ficou mais fácil. Essa é uma campanha importante porque direto a gente recebe notícia que alguém precisa de sangue, então tem que ter esse serviço para manter os bancos de sangue”, afirma.
Colaborador no Fórum de Várzea Grande, o controlador de estacionamento, Paulo Henrique Vital dos Santos fez questão de participar da ação, já que é doador assíduo. “Doar e ajudar o próximo é sempre bom. O ônibus estar no local de trabalho facilitou bastante”, disse ao mencionar ainda que quando soube da campanha não perdeu tempo e logo procurou o Hemobus.
A praticidade e agilidade do veículo no Fórum, além de poder ajudar outras pessoas que precisam também incentivou a estagiária da Terceira Vara Cível, Bheatryz Thamirez Ramos da Silva a fazer pela primeira vez uma doação de sangue. “Eu já estava querendo doar mas não tinha tempo. Aproveitei essa oportunidade do ônibus estar no meu local de trabalho. Ficou mais fácil e posso ajudar a salvar mais vidas”, comenta.
A enfermeira do MT-Hemocentro, Larissa Meire enfatiza que parcerias como esta são de grande relevância para auxiliar a repor e aumentar o estoque do banco de sangue que salva muitas vidas nas maternidades e hospitais. “Nosso estoque sempre está crítico. A gente sempre precisa de doadores. A população pode doar, qualquer tipo sanguíneo é bem vindo. Cada bolsa de sangue salva até quatro vidas”, informa a enfermeira.
Casos de gripe ou Covid-19
Pessoas que tiveram gripe podem doar sangue sete dias após acabarem os sintomas.
Pessoas com confirmação ou suspeita de Covid-19 podem doar sangue 10 dias após o fim dos sintomas.
Pessoas que tiveram contato com paciente com Covid-19 estará apto a doar sangue sete dias depois do último contato.
Pessoas Vacinadas
Pessoas vacinadas contra a covid-19 Podem doar sangue desde que tenha transcorrido o prazo estipulado para cada imunizante: Coronavac: 48h após a vacinação; Astrazeneca e Pfizer: sete dias após a aplicação do imunizante.
Aqueles que tomaram a vacina da gripe Influenza (H1N1) devem aguardar 48 horas.
O Hemocentro está localizado na rua 13 de Junho, no Centro de Cuiabá e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.
#Paratodosverem
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Foto em ângulo aberto da parte externa do ônibus do MT-Hemocentro, todo na cor branca, com letreiro na parte da frente.
Imagem2: Thiago Nunes Dias está na cadeira de doação, com o braço esquerdo esticado, doando sangue. Usa camisa branca com listras finas azuis e calça jeans, crachá de identificação.
Imagem 3: enfermeira concedendo entrevista. Ela tem cabelos loiros, usa máscara branca e usa uniforme nas cores branca e rosa.
Dani Cunha/Fotos: Alair Ribeiro
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT