Os jornalistas britânicos Neil Winn e Doug Revolta, da What Car? estabeleceram um novo recorde de deslocamento em veículos elétricos, ao percorrerem 1.929 km, cruzando 14 países em apenas 24 horas a bordo de um Porsche Taycan.
Mais especificamente, foi utilizado um Porsche Taycan Battery Plus , que é a versão de entrada do modelo, mas com um pacote adicional que acrescenta cerca de 14 kWh de capacidade nas baterias.
Os repórteres saíram da Holanda e cruzaram Bélgica, Luxemburgo, França, Alemanha, Suíça, Liechtenstein, Itália, Áustria, Eslovênia, Croácia, Hungria, Bósnia e Sérvia.
Durante o trajeto foram utilizados apenas estações de recarga rápida da Ionity, que possuem capacidade de 350 kWh. Todas as paradas foram selecionadas previamente antes da viagem, e o planejamento inicial era ficar cerca de 30 minutos parado em cada estação escolhida.
A viagem foi realizada com ar-condicionado ligado e em velocidades normais de cruzeiro em vias europeias, inclusive uma tentativa de alcançar a velocidade máxima do modelo em uma Autobahn alemã.
Entretanto, houve alguns percalços na viagem. Logo na primeira parada, em um mercado francês, o Taycan deveria carregar a 270 kWh, entretanto, a velocidade de recarga ficou em apenas 67 kWh, provavelmente pois era horário de pico e todos os carregadores estavam sendo utilizados no momento.
O motivo da escolha foi que, segundo Neil Winn, os tradicionais GTs são modelos nascidos para cruzar o continente com o máximo de conforto possível e possuem grandes motores para fazê-lo, e o Taycan é uma interpretação moderna disso.
O plano inicial contemplava apenas 13 países, mas os jornalistas decidiram ampliar a viagem até a Sérvia, e conseguiram completar o objetivo com 10 minutos sobrando para a marca de 24 horas, com velocidade média de 100 km/h.
“Queríamos demonstrar que viagens com carros elétricos na Europa são possíveis. Esses carros são o futuro e já são usados de maneira comum por algumas pessoas. Tínhamos fé de que tudo daria certo, e no fim aconteceu tudo bem”, concluiu Neil Winn.
Vale destacar que o modelo estava com quatro passageiros e repleto de bagagem, e os jornalistas destacaram a precisão com que o computador de bordo do Taycan determina a autonomia, provavelmente levando em consideração o modo de condução do motorista.
Foram necessários 391 kWh de energia durante a viagem, o que custaria £ 270 (R$ 1.602,57), lembrando que a rede de carregadores utilizada é a mais cara da Europa. No caso da Porsche , a fabricante oferece um desconto de £30 por kWh, então, foram necessários apenas £ 117 (R$694,45) para realizar a viagem.
Vale lembrar que a partir de 2035 a venda de carros a combustão estará proibida nos países que fazem parte da União Europeia, entretanto, Bulgária, Itália, Portugal, Romênia e Eslováquia, buscam postergar a adoção da medida para 2040.
Fonte: IG CARROS