A Caixa lançou um aplicativo dedicado aos alunos e ex-alunos que contrataram o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o banco. Na plataforma, podem ser realizadas consultas aos principais dados do contrato e geração de boletos.
A partir desta quinta-feira (1º) os usuários também vão poder realizar a renegociação de parcelas em atraso diretamente no novo canal, chamado de Fies Caixa.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Conforme resolução do governo federal, os contratos assinados até 2017 estão aptos à renegociação a partir de 1º de setembro, com descontos da dívida que podem chegar a 99%.
Segundo a Caixa, 1,2 milhão de estudantes poderão renegociar seus contratos com o banco. O período de renegociação vai até 31 de dezembro.
Regras e descontos de renegociação
Os estudantes sem atraso terão desconto de 12% no valor que ainda precisa ser pago, apenas à vista.
Já estudantes atrasados em 90 dias, vão ter desconto total nos encargos, como juros e taxas, e de 12% do valor principal, para pagamento à vista, ou podem ser abatidos todos os encargos, sem desconto no valor principal, com a possibilidade de dividir em 150 vezes. Para isso, cada parcela precisa ser de no mínimo R$ 200.
Aqueles que têm atrasos de mais de 365 dias, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico, possem 92% de desconto no valor total da dívida, para pagamento à vista.
Os estudantes com pagamentos atrasados há mais de 5 anos, que tenham sido beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 ou que estejam inscritos no CadÚnico, têm desconto de 99% no valor total da dívida, para pagamento à vista.
Como realizar a renegociação
Para renegociar, o usuário deve escolher a opção “Renegociação Fies” e seguir o seguinte passo a passo:
- – Verificar se o contrato está apto para renegociação;
- – Conferir os dados;
- – Simular os tipos de renegociação disponíveis para o contrato;
- – Confirmar os dados da renegociação;
- – Aceitar a renegociação concordando com o termo aditivo;
- – Emitir o boleto de entrada da renegociação.
Somente será efetivada a renegociação com a confirmação de pagamento da primeira parcela.
Outras funcionalidades
O aplicativo do Fies na Caixa também disponibiliza outros serviços do sistema, como visualizar e gerar boletos de parcelas em aberto; resumo de dados do contrato na opção “Meu Fies”; e acesso aos dados cadastrados no Fies.
O que é o Fies
Criado em 1999 pelo governo federal, o Fies é um programa do Ministério da Educação (MEC) que viabiliza o ingresso ao ensino superior. Ele é destinado ao financiamento da graduação de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades das faculdades da rede de ensino privada. Como se trata de um empréstimo, ao concluir o curso, o estudante beneficiário terá de pagar a dívida.
Quem tem direito ao Fies?
Para solicitar o financiamento, o candidato precisa ter participado do Enem (a partir de 2010), com média igual ou maior do que 450 pontos, e nota maior ou igual a 400 na redação.
Outro critério é o da renda familiar mensal, que tem que ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Fonte: IG ECONOMIA