O esquema de segurança do desfile do 7 de Setembro em Brasília será reforçado este ano e incluirá, além do monitoramento das rodovias, a Esplanada dos Ministérios fechada para carros desde a véspera, a Praça dos Três Poderes inteiramente bloqueada, snipers e equipes antibombas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que a cidade será a única a receber um desfile. No Rio de Janeiro, haverá apenas um ato cívico e uma motociata.
De acordo com a Secretaria, haverá reforço na segurança do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) — que fica a cerca de dois quilômetros da Praça dos Três Poderes —, dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores e do Congresso. Todos os locais serão cercados por grades e contarão com policiamento. No ano passado, na véspera do dia 7, apoiadores de Bolsonaro furaram o bloqueio que impedia o acesso de veículos à Esplanada e havia o temor de que eles tentassem entrar no STF.
Haverá ainda pontos de revista ao acesso ao local. Será proibida a entrada com armas de fogo, fogos de artíficio, mastros, substâncias inflamadas, entre outros itens. Também está prevista uma varredura para procurar possíveis artefatos explosivos.
O desfile ocorrerá na Esplanada dos Ministérios a partir das 8h. A expectativa das forças de segurança é que muitas pessoas, especialmente apoiadores do presidente, compareçam ao local.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .
Fonte: IG Política