As eleições para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados estaduais e federais acontecem no dia 2 de outubro em todo o Brasil. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 16 mil candidatos irão disputar o cargo de deputado estadual.
Os deputados estaduais representam a população estadual e compõem assembleias legislativas.
Responsabilidades
-
apresentar projetos de lei;
-
apresentar decretos legislativos;
-
apresentar resoluções;
-
apresentar propostas de emenda à Constituição Estadual;
-
avaliar e votar em projetos encaminhados por outros deputados, pelo governador, Poder Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas e pelos cidadãos;
-
fiscalização contábil e financeira do estado;
-
também podem fazer diligências pessoais e fiscalizar o trabalho dos órgãos públicos;
-
também podem requisitarem a instituição de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).
Mandato
Quando eleito, o deputado assume mandato de quatro anos. Durante esse tempo, participa das sessões plenárias e dos serviços das Comissões.
O parlamentar deve atender pessoalmente aos cidadãos, encaminhando seus pedidos a órgãos governamentais ou apresentando em Plenário assuntos de interesse do segmento social, ou do estado que o elegeu.
Além disso, o deputado pode receber em seu gabinete trabalhadores, dirigentes sindicais, lideranças de várias comunidades e entidades representativas.
Perde o mandato aquele que não frequentar à terça parte das sessões ordinárias, a não ser que esteja de licença ou missão autorizada pela Assembleia Legislativa. Será afastado o deputado que faltar com o decoro parlamentar, abusar das funções asseguradas ou receber vantagens inapropriadas.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política