A Peugeot vem se reestruturando no mercado brasileiro, e visando mudar a história da fabricante no país, a Stellantis, nova controladora da marca, aposta no presente e no futuro, por meio da eletrificação de sua linha.
A Stellantis divulga um vídeo mostrando a história da Peugeot com modelos elétricos, que iniciou em 1941, e ao final do vídeo, mostrou um pequeno detalhe de um veículo ainda não apresentado no mercado brasileiro, o e-2008 , disponível na Europa desde 2019.
O SUV deverá se juntar ao compacto 208 e-GT e ao furgão e-Expert , ambos elétricos, e vendidos pela marca no Brasil atualmente. E por falar no 208, é dele que vem o conjunto motriz que equipa o SUV na Europa e deverá ser replicado por aqui.
O trem de força contém um pacote de baterias de 50 kWh montadas sob o assoalho, que entregam energia para um motor elétrico de 136 cv de potência e 26,5 kgfm de torque.
Segundo a Peugeot, a autonomia máxima do conjunto é de 320 km, e as baterias tem garantia de 8 anos ou 160 mil km no caso do e-208. A velocidade de recarga de 0 a 80% é de 30 minutos em carregadores de 100 kW, ou então 25 horas em uma tomada doméstica.
O e-2008 segue a mesma estratégia do 208 elétrico , sendo o mesmo veículo tanto no exterior e interior em relação ao veículo a combustão, com as diferenças sendo a parte de motorização e alguns apliques estéticos.
No caso do SUV , as baterias acrescentam 300 kg aos 1.248 kg do modelo, mas as dimensões continuam as mesmas: 4,3 metros de comprimento, 1,98 m de largura, 1,53 m de altura e 2,6 m de distância entre-eixos com 434 litros de capacidade no porta-malas.
O e-2008 será baseado no 2008 de nova geração que não chegou ao Brasil ainda. O SUV é derivado do novo 208 e traz os mesmos elementos na cabine, e também no exterior como os faróis de Full-LED, por exemplo.
As luzes de posição com o desenho de dente de sabre estarão presentes, assim como a barra escurecida ligando as lanternas traseiras, que essas sim tem um desenho diferente, mas seguindo a mesma identidade visual.
Ainda não há previsão de chegada do modelo ao Brasil, mas quando as vendas do e-2008 se iniciarem, não serão todas as lojas que estarão autorizadas a realizar a comercialização da novidade.
Tanto a Peugeot quanto a Citroën (ambas marcas da Stellantis) comercializam seus modelos elétricos apenas nos seus “e-centers”, que são lojas preparadas para lidar com veículos elétricos, e já estão em 10 concessionárias espalhadas pelo Brasil.
Fonte: IG CARROS