Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
O presidente em exercício do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Valter Albano, lançou oficialmente a programação proposta para o Setembro Amarelo, mês dedicado ao alerta a transtornos mentais e combate ao suicídio. Em seu discurso, reforçou o compromisso da instituição com a temática, abordada junto aos servidores pela Secretaria Executiva de Gestão de Pessoas, por meio do Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (NQVT).
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (6), Albano chamou a atenção para a média anual de mortes por esta causa em todo mundo, que chega a 1 milhão, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados apontam que, só no Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios por ano. Além disso, uma pessoa se suicida a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.
“Iniciamos a sessão plenária de hoje abordando um tema que requer nossa atenção: o suicídio. Embora o assunto ganhe visibilidade ao longo do Setembro Amarelo, mês escolhido para reforçar a disseminação de informações e prevenir essas mortes, devemos nos manter atentos durante todo o ano”, disse o conselheiro.
Como parte integrante da campanha, os psicólogos do NQVT têm passado nas salas para divulgar e reforçar o trabalho realizado na instituição, entregando um formulário e colocando-se à disposição. Além disso, a Corte de Contas oferece meditação guiada aos servidores no espaço Liu Arruda. Neste caso, é preciso entrar em contato com o Núcleo para o agendamento.
“Um problema de saúde pública dessa magnitude não pode ser negligenciado. Esta é a palavra do Tribunal de Contas. Por isso é nosso dever reforçar a todos que, ao perceberem sinais de alerta em familiares, amigos ou colegas de trabalho, os incentivem a procurar ajuda de profissionais de serviços de saúde, de saúde mental, de emergência ou de apoio”, afirmou Valter Albano.
Na ocasião, o presidente em exercício também agradeceu ao titular da Secretaria de Gestão de Pessoas, Enéias Viegas, e à coordenadora do NQVT, Estela Biancardi. “Todos os anos eles conduzem a campanha com o objetivo de promover a saúde física e mental, dando suporte a quem precisa e fomentando a informação e conscientização sobre o tema, disponibilizando material de apoio e alertando para atividades laborais que afetam diretamente o estado psicológico do trabalhador, entre outros.”
Para finalizar, Albano destacou o “extraordinário” serviço prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece suporte emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias. Basta ligar 188.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: [email protected]
Flickr: clique aqui
Fonte: TCE MT