Em apoio às ações do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, o Poder Judiciário de Mato Grosso, por meio do programa Bem Viver, promove a palestra “Transformação emocional – O poder de escolher a sua vida”. A presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria Helena Póvoas convida magistrados, magistradas, servidores e servidoras do judiciário a participarem do evento.
A palestra será proferida pelo psicólogo e escritor Afro Stefanini II, na próxima quarta-feira (14), no Espaço Justiça, Cultura e Arte Desembargador Gervásio Leite, na sede do TJMT, às 16h. A ação integra a primeira medida preventiva do suicídio que é a educação.
Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
De acordo com a campanha (https://www.setembroamarelo.org.br), é preciso perder o medo de falar sobre o assunto, pois o caminho é ‘quebrar tabus’ e compartilhar informações. Também são necessárias ações para esclarecer, conscientizar, estimular o diálogo e abrir espaço para campanhas que contribuam para tirar o assunto da invisibilidade.
A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa. Por isso, todo ano a fachada do Tribunal de Justiça é iluminado com a cor da campanha.
#Para cego ver. Essa matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem – Arte colorida na cor amarela, contem o laço símbolo da campanha e a programação do setembro amarelo no TJMT. Assinam a peça os logos do Bem Viver e do Poder Judiciário de Mato Grosso.
Alcione dos Anjos
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT