Um grupo de servidores e servidoras da Central de Processamento Eletrônico (CPE) do Fórum da Capital conheceu o Espaço Memória do Judiciário mato-grossense, no Tribunal de Justiça. Com orientação do servidor Neif Feguri, responsável pelo Nosso Judiciário, programa que recebe estudantes de Direito no Palácio da Justiça, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer uma viagem ao tempo da história e conhecer um acervo diversificado, composto de documentação manuscrita, impressa, fotográfica, iconográfica e artística, além de objetos e livros do Judiciário estadual.
A ideia da visita surgiu do interesse dos próprios servidores e servidoras que assumiram os cargos durante o período pandêmico provocado pela Covid-19, em decorrência do novo coronavirus. De acordo com Cátia Valéria Maciel de Arruda, uma das gestoras da CPE, com o retorno às atividades presenciais, esses servidores ficaram sabendo da existência desse ambiente no Tribunal de Justiça e fizeram o pedido para verificar esses documentos jurídicos, fotos e outros acervos, como mobiliário do Tribunal de Júri, que marcam o tempo da Justiça de Mato Grosso.
O Espaço Memória também tem o registro das cinco sedes do Tribunal de Justiça. A visita foi acompanhada pelo magistrado Emerson Luís Pereira Cajango, juiz-auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça e coordenador da CPE, que falou sobre a trajetória dele até chegar a magistratura. Doutor Emerson Cajango, como juiz titular do Juizado Especial do Cristo Rei, da Comarca de Várzea Grande, ainda ilustrou a fala dele com relatos sobre a memória do Judiciário.
Samir Padilha, analista judiciário da CPE, classificou como importante a visita uma vez que tiveram contato com objetos que pontuam a história da Justiça, desde o início, antes da era tecnológica, até os dias de hoje. O analista disse que o conjunto do acervo identifica através das peças o desenvolvimento do Judiciário que a cada dia melhora a prestação jurisdicional com celeridade e eficiência.
O encerramento da visita foi concluído com a entrega do Glossário Jurídico para o grupo de servidores e servidoras.
#Para cego ver. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição da imagem. Fotos 1 – imagem em formato horizontal colorida mostra os visitantes divididos em dois grupos tendo no centro o magistrado, de terno preto. Foto 2 – imagem no formato vertical colorida mostra a gestora da CPE recebendo do magistrado o Glossário Jurídico, publicação impressa com a capa azul.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
Fonte: Tribunal de Justiça de MT