DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Escolher um candidato a prefeito ou vereador não é uma tarefa fácil. A cada quatro anos, uma enxurrada de nomes aparecem com as mais diferentes e mirabolantes promessas, mas com poucas propostas que, de fato, possam mudar a vida das pessoas. Nesta hora, a melhor opção para o eleitor é estudar a biografia dos candidatos antes de decidir em quem votar.
Muita gente cai de paraquedas na corrida eleitoral, candidatos com um pacote de promessas que nunca poderão executar. Sobretudo, porque grande parte delas não são atribuição do cargo a que concorrem. Portanto, é preciso estar atento e bem informado antes de apertar o botão verde na urna.
Em Cuiabá, boa parte dos presidentes de bairro já colocaram seus nomes na corrida eleitoral. A maioria lançou pré-candidatura a vereador (a).
É o caso de Silvano Cruz, 48 anos, atual presidente da Associação de Moradores do São João del Rey. Ele nasceu em Juscimeira (MT) e chegou à região onde mora há 31 anos. É casado, pai de dois filhos, estudante de Gestão Pública e está no terceiro mandato consecutivo à frente da Associação de Moradores. É pré-candidato pelo PMB.
Desde que chegou ao bairro, tem trabalhado pela comunidade em mutirões para limpeza de ruas e espaços públicos, construção de casas, melhorias nas áreas da saúde e educação, além da regularização fundiária. Em 2015, foi eleito pela primeira vez presidente da Associação de Moradores.
Silvano atua como elo entre a comunidade e o Poder Público levando à prefeitura de Cuiabá e suas secretarias as demandas da comunidade. Já conseguiu a iluminação e limpeza das ruas, do mini estádio de futebol e do linhão, além da construção da escadaria da Rua 15, a principal do bairro, e da sede do Centro Comunitário, onde hoje a comunidade desfruta de cursos profissionalizantes, serviços sociais (atendimento médico, odontológico e retirada de documentos) e atividades recreativas e culturais.
“Estas duas obras foram feitas em regime de mutirão pela comunidade que contou com a parceria dos comerciantes locais e do deputado estadual Wilson Santos que nos auxiliaram com o projeto, materiais para construção e alimentação dos trabalhadores. Juntos, executamos a obra que acabou com dois problemas: a dificuldade que pais e alunos tinham para chegar a uma escola do bairro e com os acidentes que aconteciam quando crianças caiam barranco abaixo e corriam o risco de atropelamento na principal rua do bairro”, explicou Silvano.
O líder comunitário também trabalhou pela regularização fundiária de mais de 7 mil imóveis urbanos, garantindo a escrituração de quase 90% dos imóveis locais.
“A casa própria é o sonho de todas as famílias. Em 2017, no meu primeiro ano como presidente da Associação, surgiu a Lei Federal 13.65/17, que incentivava a regularização fundiária urbana e rural. Começamos a cadastrar as famílias e conseguimos escriturar os primeiros imóveis. O trabalho cresceu, contou com o apoio da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado e hoje já temos quase 90% do bairro regularizado”, explicou.
Com o apoio da comunidade, em 2019, Silvano Cruz candidatou-se pela primeira vez a vereador por Cuiabá, sendo o mais votado da região sul com 1.217 votos. Superou mais de 20 candidatos de sua região e até mesmo um vereador de mandato há época que concorria à reeleição. Contudo, ficou na suplência.
Agora, em 2024, é pré-candidato pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Entre suas bandeiras, buscar junto à prefeitura a pavimentação asfáltica de 100% dos bairros de sua região e a retomada das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) do São João Del Rey, paradas desde 2017.
“O asfalto é fundamental para o desenvolvimento do bairro, porque facilita o acesso, e para a saúde das pessoas porque acaba com a poeira que provoca doenças respiratórias. Já a UBS oferece a saúde preventiva através dos serviços de clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia, além de ambulância para o socorro em casos graves. Além de beneficiar os moradores de São João del Rey, vai atender a comunidade dos bairros Parque Mariana, Vila Nova, Novo Milênio, Osmar Cabral, Santa Laura I e II, Manduri, Liberdade, Brasil 21, Francisca Borba, Nico Baracat I e II e Bom Jesus, mais de 10 mil famílias”, explica Silvano.
“Sei que um vereador não faz obras, mas cobra que sejam feitas e fiscaliza a execução, o orçamento e o cronograma delas. Quero ser este agente fiscalizador do Poder Executivo e propositor de leis e serviços que atendam as comunidades. Por isso, estou colocando minha experiência de mais de 30 anos de serviço comunitário à disposição do povo cuiabano, em especial da minha comunidade que nunca me abandonou e onde pretendo viver até meus últimos dias. Sou pré-candidato e vou trabalhar muito para estar na Câmara Municipal a partir de 2025”, completou Silvano Cruz.