https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/e97d55cf0576fe26b8efa06d56f51dae.jpeg

Nosso Judiciário: estudantes de Direito visitam o Tribunal de Justiça

Acadêmicos do 1° ao 9° semestres do Curso de Direito, da Faculdade Faipe, na Capital, visitaram, na tarde dessa quarta-feira (14 de setembro), a sede do Palácio da Justiça, no Centro Político Administrativo. Os futuros juristas participaram de um tour pelo prédio do Tribunal de Justiça organizado pelo Nosso Judiciário, programa que recebe acadêmicos de Direito de instituições de ensino superior de Cuiabá e de outras cidades do Estado.
 
Os estudantes passaram por vários ambientes e ainda puderam acompanhar parte da sessão de julgamento da Terceira Câmara Criminal, presidida pelo desembargador Juvenal Pereira da Silva e composta pelos desembargadores Rondon Bassil Dower Filho e Gilberto Giraldelli. Em seguida, passaram por outros setores até chegar ao Espaço Memória do Judiciário mato-grossense onde foram recepcionados pelo desembargador Juvenal e pelo coordenador Judiciário, Bruno José Fernandes da Silva.
 
O coordenador destacou a importância em receber futuros advogados e advogadas e falou sobre a evolução experimentada pela Justiça com a implantação do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe). “Tudo foi substituído pela virtualização. Então, agora, tudo no Direito exige informática, e vocês que estão em processo de formação precisam ficar antenados com as novas formas de comunicação do Judiciário”, frisou Bruno José, acrescentando que tecnologia da informação é tão importante quanto o Direito.
 
Estou surpresa com o que vi aqui. Valeu muito a pena adquirir essas informações. Essa visita reforçou ainda mais a minha decisão de fazer o curso. Quero ser delegada”, disse Emanoelly Áurea de Pinho Rua, do 4° semestre.
 
Na visão do professor Ronaldo Meirelles, de Direito Penal, apresentar o Tribunal de Justiça para os acadêmicos é desfazer a crença de que o Poder Judiciário é afastado da população. Meirelles assinalou a relevância desse evento e informou que a presença dos alunos é considerada como aula de campo, visita técnica que vai ao encontro dos conteúdos trabalhados em sala de aula e no Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da faculdade.
 
O desembargador Juvenal sublinhou que receber estudantes é sempre uma satisfação, e que essa turma teve um valor sentimental e singular justamente porque entre os participantes estavam duas pessoas que fazem parte da vida dele, a esposa, a aluna Maria Jamile Teixeira e Silva, do 2° semestre, e o sobrinho, filho de um irmão, o advogado e professor Ronaldo Meirelles.
 
O magistrado, que participou da visita após o encerramento da sessão da Terceira Criminal, parabenizou os acadêmicos e o programa Nosso Judiciário, que oportuniza essa aproximação entre a Justiça e a sociedade. “Venha porque temos o maior prazer em receber”, finalizou o desembargador. Os futuros advogados receberam como recordação da visita o Glossário Jurídico
 
#Para cego ver. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Descrição das imagens. Foto 1 – imagem colorida no formato horizontal: desembargador, com toga, fala para a turma. Foto 2 – imagem colorida no formato horizontal: desembargador com a mulher e o professor. Foto 3 – imagem colorida no formato horizontal: coordenador Judiciário fala sobre PJe para os estudantes.
 
 
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *