Nesta sexta-feira (16), a candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) afirmou que não acredita que as eleições 2022 terminarão no primeiro turno. O posicionamento aconteceu após ser perguntada por jornalistas sobre as pesquisas eleitorais e o movimento dos eleitores para fazer o voto útil. A senadora cumpriu agenda no Distrito Federal.
“Não é à toa que existe uma eleição de dois turnos. Se ganha no primeiro turno de acordo com propostas e ideias que os dois candidatos [mais bem colocados nas pesquisas eleitorais] não apresentam”, declarou Tebet.
Com a possível chance de vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno, iniciou-se o debate para que os eleitores façam o voto útil no próximo dia 2 de outubro. A intenção da campanha petista é conquistar eleitores de Tebet e Ciro Gomes (PDT) e impedir que ocorra um segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).
O chamado voto útil é quando o eleitor escolhe um candidato que não seja sua primeira opção. Na última pesquisa Datafolha, Lula apareceu com 45% das intenções de votos, enquanto Bolsonaro obteve 3%, Ciro recebeu 8% e Tebet alcançou 5%.
A senadora aproveitou a entrevista para chamar os dois primeiros colocados nos levantamentos de “candidatos populistas, personalistas e que têm projetos iguais de partidos ideológicos e, consequentemente, querem a eleição no primeiro turno”.
“Essa é uma eleição de dois turnos. Nós vamos procurar estar no segundo turno”, completou Tebet durante a visita”, concluiu Tebet.
Simone Tebet faz discurso às mulheres
A candidata conversou com lojistas e falou que o governo federal precisa fomentar o empreendedorismo feminino para que o Brasil possa crescer na área da economia.
“A Feira dos Goianos é um exemplo da importância da indústria pro Brasil […] Mas é preciso que a gente invista também no setor que entrega mercadoria. O empreendedorismo, especialmente, o empreendedorismo feminino”, explicou a senadora.
Simone Tebet também se encontrou com feirantes e depois encerrou a agenda desta sexta.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG.
Fonte: IG Política