https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/09/d8e8e457cb6472a93c564b8348c32755.jpeg

STF retoma julgamento que prevê cobrança de IR em pensão alimentícia

Relator da matéria, Dias Toffoli se posicionou contrário por acreditar que pagamento do benefício não aumenta patrimônio
Carlos Moura/SCO/STF – 22.8.2019

Relator da matéria, Dias Toffoli se posicionou contrário por acreditar que pagamento do benefício não aumenta patrimônio

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar nesta semana o julgamento que discute a cobrança do Imposto de Renda (IR) sobre pensões alimentícias. A audiência será em plenário virtual entre os dias 23 e 30 de setembro.

Em junho, os membros da Corte decidiram por 8 a 3 em barrar a cobrança do imposto. Na época, os ministros entenderam que o pagamento do benefício não significa aumento de patrimônio.

“O recebimento desses valores representa tão somente uma entrada de valores”, declarou o ministro Dias Toffoli, relator da matéria, em seu voto.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

Na época, apenas os ministros Gilmar Mendes, Nunes Marques e Edson Fachin foram contrários aos argumentos de Toffoli.

Embora a medida já tenha sido sacramentada na Corte, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu a suspensão do embargo. O órgão pede para que o STF defina qual momento a cobrança será extinta.

A AGU ressaltou a necessidade de cobrança sobre pensões judiciais, o que ainda causa discordância entre os ministros do STF.


Fonte: IG ECONOMIA

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *