Colaboradores da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e da Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMT) participaram, nesta terça-feira (27), no auditório da Seccional, de uma iniciativa de prevenção ao suicídio, reforçando a campanha Setembro Amarelo.
A ação é da OAB-MT, através do setor de Recursos Humanos, em conjunto com a Comissão de Direito Sistêmico, a Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem e a CAAMT.
Pedagogicamente, o palestrante convidado, Leandro Doornelles, levou todos os presentes a refletir sobre a alegria e a gratidão de estar vivo. Afinal o lema da Campanha Setembro Amarelo 2022 é “a vida é a melhor escolha!” Ele é autor do livro “Amarelo”, que ensina práticas acolhedoras e orientou sobre o que fazer diante de alguém deprimido, sem julgamentos.
Segundo ele, depressão não é falha de caráter, nem falta de Deus. E sim é uma doença psiquiátrica, que causa profundo sofrimento emocional.
Karina Fernandes do RH da OAB-MT avalia que o aprendizado foi grande e a experiência gratificante. “Quando alguém expõe a sua dor, não devemos amenizar e sim escutar o que tem a dizer, direcionar para um psicólogo, porque quem demonstra querer tirar a própria vida na verdade quer mesmo é se livrar de seu sofrimento”.
Participaram ativamente da iniciativa a presidente da Comissão de Direito Sistêmico, Michelle Borralho, a presidente da Comissão Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem, Rafaela Haddad, e a advogada consteladora Cleiva Dummel.
—
Fonte: OAB – MT