DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O índice apresentado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), registrou leve retração entre agosto e setembro, passando de 138 pontos para 137, 5.
O recuo observado foi de 0,37% no mês e chega a 0,5% se comparado a setembro de 2021, quando registrava 138,2 pontos.
Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o cenário atual de acontecimentos motivou as oscilações nos últimos meses da pesquisa. “As crises que perpetuam na economia do país e, agora, a questão política causam dúvidas quanto ao futuro do setor. No entanto, isso não significa que o otimismo do comerciante esteja em tendência a queda para as vendas nos próximos meses”, afirma.
Conforme a pesquisa da CNC na capital de Mato Grosso, os subíndices positivos que se destacaram na comparação mensal foram ‘Situação Atual dos Estoques’, com 2,6% e o ‘Indicador de Contratação de Funcionários’, com uma variação mensal de 1,9%. Já na variação anual, os subíndices que se destacaram foram ‘Nível de Investimento das Empresas’, com uma variação de 12,8% e as ‘Condições Atuais da Economia’, com 3,4%.
A melhora dos indicadores, em especial o de contratação de funcionários, contribui no aumento da expectativa do comércio a curto prazo, que, inclusive, cresceu 0,9% no mês e 1% no ano. “Esse indicador (contratação de funcionários) significa que a economia está sendo movimentada no Cuiabá, com novos postos de trabalhos, o que faz com que o consumo também aumente”, disse.
Wenceslau Júnior destaca, ainda, que o resultado local está acima da média nacional. “Apesar da variação negativa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio na capital mato-grossense, o índice no estado está acima da média nacional, que registrou 125,5 pontos neste mês, demostrando um bom ritmo no otimismo para a nossa região”.
Para ter acesso à pesquisa, clique AQUI.