Pelo visto, as fabricantes voltaram a apostar nos sedãs compactos ultimamente. E o novo Hyundai HB20S 2023 é uma das provas disso. O carro se renova, passa a ter visual mais arrojado baseado no médio Elantra e recebe um nível de sofisticação antes visto apenas em modelos de categorias superiores.
No caso da versão topo de linha Hyundai HB20S Platinum Plus (R$ 120.990), como a que avaliamos, a lista de itens de série inclui até assistência de permanência de faixa que move o volante automaticamente, caso necessário, sistema de frenagem de emergência, troca de marchas no volante, alerta de ponto cego, entre vários outros equipamentos.
Mas achei um pouco de exagero incluir tudo o que está disponível no catálogo. No dia a dia, pode-se muito bem ficar sem alguns itens e economizar um bom dinheiro .
Algumas assistências são várias, úteis e funcionam bem, como o alerta de ponto cego, mas o sistema que move o volante para manter o carro dentro da faixa é algo dispensável. De qualquer forma, o saldo é positivo se for considerar o que realmente vale a pena ter.
Outro ponto que me chamou atenção foi o funcionamento do câmbio automático de seis marchas , que foi programado para manter o menor consumo possível, levando sempre o giro baixo do motor, exigindo dar umas “cutucadas” mais fortes no acelerador para “acordar” o 1.0 turbo, de três cilindros, com injeção direta, de 120 cv e bons 17,5 kgfm a menos 1.750 rpm, o que garante boa agilidade.
O que nunca vou entender é como a Hyundai resolveu tirar o tradicional ponteiro do contagiros, cuja marcação foi substituída apenas por números que mudam conforme a rotação sobe ou dimunui. Pode isso, Arnaldo?
Bem, afora esse deslize, o n ovo H20S agradou tanto na cidade quando em trechos rodoviários, com boa estabilidade, freios que funcionam a contento, sistema de som de qualidade com comandos no volante e visibilidade adequada.
Os faróis, porém, não são de LED, apenas a luz diurna, o que acaba não contribundo com a eficiência. Pelo menos, na traseira, as novas lanternas enchem os olhos com um filete luminoso que percorre toda a largura do carro.
Legal também são as novas rodas com acabamento diamantado , de aro 16, montadas em pneus 195/55R, bem como os retrovisores com repetidores de direção embutidos e que são rebatíveis automaticamente.
Por dentro, o espaço é razoável para cinco ocupantes todos com encostos de cabeça e cintos de cinco pontos. O r evestimento dos bancos cinza claro é de bom gosto e a ergonomia do carro também é elogiável, bem como os espaçosos porta-objetos nas laterais das portas.
Além disso, agora, quem tiver um celular moderno poderá fazer o carregamento por indução e o sistema multimídia é compatível com Android Auto e Apple Car Play .
Na hora de levar a bagagem no porta-malas de 475 litros , não deve faltar espaço, mas os famosos “pescoços de ganço” da tampa acaba atrapalhando na acomodação da carga. Além disso, o sistema de abertura não sobe a tampa automaticamente ao destravá-la, como acontece em alguns rivais, o que pode ser incômodo quando estiver com as mãos ocupadas.
Em contrapartida, no quesito economia de combustível , o Hyundai HB20S Platinum Plus da linha 2023 não decepciona, com números animadores, conforme as medições do Inmetro. Faz 8,6 km/l de etanol na cidade e 10,9 km/l na estrada, números que melhoram para 12,3 km/l e 15,5 km/l com gasolina, respectivamente.
Com tanque de 50 litros, ainda conforme os dados do Inmetro é possivel rodar até 775 km na estrada com apenas gasolina no tanque, ou 545 km se houver somente etanol, o que é im ponto a favor do carro que tem certo apelo familar pelo espaço que oferece para levar bagagem em uma viagem.
Conclusão
O principal rival do Hyundai HB20 Platinum Plus é o Chevrolet Onix Plus Premier , que custa menos (R$ 109.900) e oferece um conjunto bem parecido com o do rival.
A v ersão topo de linha do modelo da marca coreana vale mais a pena na versão Platinum (R$ 111.790), que conta com uma relação entre custo e benefício mais equilibrada.
Hyundai HB20 1.0 Platinum Plus
Preço a partir de R$ 120.990
Motor: 1.0, três cilindros, turbo
Potência: 120 cv (E) / 120 cv (G) a 6.000 rpm
Torque: 17,5 kgfm (E) / 17,5 kgfm (G) a 1.500 rpm
Transmissão: Automático, seis marchas , tração dianteira
Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)
Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)
Pneus: 195/55 R15
Dimensões: 4,33 m (comprimento) / 1,72 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 475 litros
Consumo etanol: 8,6 km/l (cidade) / 10,9 km/l (estrada)
Consumo gasolina: 12,3 km/l (cidade) / 15,5 km/l (estrada)
0 a 100 km/h: 10,7 segundos
Velocidade máxima: 191 km/h
Fonte: IG CARROS