As doações feitas pela família controladora da empresa Ypê para a campanha do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) repercutiram entre apoiadores e opositores do candidato. Nas redes sociais, usuários reforçaram seus posicionamentos políticos sobre as eleições.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, na última semana, dados sobre os doadores da campanha do atual candidato à reeleição. Três membros da família Beira, que ocupam grande parte do conselho de sócios da Ypê, doaram quase R$ 1 milhão para a campanha de Jair Bolsonaro.
O total em doações foi dividido entre Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de operações da empresa, que doou R$ 500 mil, e Waldir Beira Júnior e Ana Maria Beira, que ocupam cargos dentro do conselho da marca e doaram R$ 250 mil cada. A doação do vice-presidente está entre as 15 maiores doações de pessoas físicas à campanha do presidente.
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Os críticos ao atual presidente fizeram diversas críticas à marca. Um dos vídeos recorrentes no Twitter relacionado ao tópico é uma paródia de propaganda dos produtos da Limpol, marca concorrente da Ypê.
Outras formas de protesto também foram registradas. Clientes afirmando que não iriam mais comprar os produtos da marca viralizaram no Twitter.
Já os apoiadores do presidente ressaltaram que iriam começar a consumir mais itens de limpeza da Ypê. Também foram divulgadados “memes” de apoio à Jair Bolsonaro.
Outros vídeos favoráveis a campanha do atual presidente tiveram altas repercussões nas redes. Alguns usuários resgataram campanhas antigas da Ypê para demonstrar seus posicionamentos sobre as doações.
Em nota, a empresa afirmou não se posicionar sobre as motivações políticas de seus sócios.
Fonte: IG ECONOMIA