A música como forma de transformar a vida de crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas. Este é o objetivo do projeto “Som do Futuro”, desenvolvido pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Confresa (1.160 km a nordeste de Cuiabá), e que atualmente atende cerca de 50 estudantes no município.
O projeto social é desenvolvido pelo investigador da Delegacia Regional de Confresa, Marcelo Souza, e incentiva crianças e adolescentes, com idades de 10 a 15 anos, à prática musical, apresentando instrumentos e ensinando como tocá-los.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Polícia Civil conseguiu a doação das flautas para início do projeto, que atualmente contempla alunos de duas escolas públicas do município. Outros custos serão trabalhados junto ao Tribunal Regional do Trabalho e Conseg para aquisição de instrumentos e equipamento.
O idealizador do projeto, Marcelo Souza, relata que o trabalho surgiu da importância em participar socialmente do desenvolvimento de crianças e adolescentes, com a missão de ajudar os jovens a projetar um futuro promissor e íntegro.
“O objetivo para o ano de 2023 é que outras unidades de ensinos possam aderir ao projeto e participar das atividades”, destacou o policial civil.
Palestras Violência Sexual
Em outra ação preventiva com o objetivo de orientar crianças e adolescentes, a Polícia Civil integrada com o Conselho Tutelar em Confresa está desenvolvendo palestras preventivas, nas escolas municipais e estaduais, com o tema “Abuso Sexual de Crianças e adolescentes”.
As apresentações têm como principal objetivo orientar e alertar o público infantojuvenil sobre os esses tipos de crimes que muitas das vezes ocorrem dentro da própria casa.
Fonte: PJC MT