DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Exaltando a importância do funcionalismo público para fazer chegar a população e a cidade os serviços públicos, o prefeito de Várzea Grande, informou a antecipação do pagamento dos salários de outubro, para este dia 28, data em que se comemora o Dia do Servidor Público, bem como confirmou os pagamentos dos salários de novembro, do 13º salário e do mês de dezembro, o que vai injetar R$ 150 milhões na economia da segunda maior cidade de Mato Grosso e aquecer as vendas de final de ano e do Natal.
Mais do que antecipar o pagamento dos salários dos servidores públicos, o prefeito Kalil Baracat sinalizou que apesar das dificuldades decorrentes de mudanças na incidência de impostos como do ICMS, por parte dos Governos Federal e do Estado e que representa a maior fatia da arrecadação de Várzea Grande, que está sendo reduzido em mais de 33% as receitas, o controle nos gastos públicos e a definição de prioridades coloca os salários, os fornecedores de serviços essenciais como prioridade para manter as contas públicas em ordem.
“Estamos redobrando o controle rigoroso para os gastos públicos, definindo prioridades e vamos fechar o ano de 2022 com salários pagos, obras já concluídas pagas na integralidade ou dentro do cronograma físico-financeiro, assim como os demais fornecedores de Várzea Grande”. Explicou o prefeito Kalil Baracat.
A folha de pagamento da prefeitura de Várzea Grande, mais a do Departamento de Água e Esgoto (DAE/VG) e da Previdência de Várzea Grande (Previvag) – que paga as aposentadorias e pensões – somam R$ 37,4 milhões com encargos.
A folha de outubro é a mais antecipada do calendário de pagamento elaborado no início do ano pelo prefeito, juntamente com sua equipe econômica. Conforme as datas já estabelecidas para 2022, a quitação de salários é feita sempre no último dia útil do mês. Porém, no dia 28, é comemorado o Dia do Servidor Público, e realizar o pagamento do funcionalismo nessa data é uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de cada servidor.
“Quem está na ponta e que mais representa uma gestão é o servidor. Ele é o patrimônio de Várzea Grande. Pagar salário é obrigação que temos a honra de cumprir todos os meses. Desde minha posse estamos criando condições para que o servidor se sinta valorizado. No nosso primeiro ano de gestão provemos a recomposição salarial e a reestruturação do plano de cargos, carreiras e salários, o PCCS. No início deste ano concedemos um ajuste de 7% sobre o salário-base, medida que beneficiou diretamente pelo menos 3 mil servidores efetivos, uma forma de compensar as perdas inflacionárias de 2021. Fora isso, cursos de capacitação, reforma de prédios, tudo para criar um ambiente saudável ao servidor”.
Ele lembrou ainda que os professores da Educação Pública, receberam 12,84%.
Como lembrou Kalil, no final do ano passado ele sancionou a Lei de número 4.864/2021 que garantiu a recomposição aos servidores públicos do município de Várzea Grande. Como frisa o prefeito, ao longo do seu primeiro ano de mandato muitas promessas de campanhas puderam ser concretizadas, entre elas foi justamente poder olhar de forma mais cuidadosa sobre o servidor. “Todas as famílias foram impactadas pelos desdobramentos da pandemia. O custo de vida aumentou e nesse momento o que podemos fazer é tentar ao menos a reposição da inflação, pois a Lei de Responsabilidade Fiscal limita os gastos com pessoal, sob pena de sanções sérias severas aos gestores”.
Mais que a reposição de 7%, ainda foi efetivada a atualização de nivelamento das categorias dos servidores afetivos, o que diretamente, também corrigiu o salário. “Foram na verdade mais duas alterações que vão se materializaram em um salário mais adequado para a nova realidade que passamos a enfrentar após a pandemia”.
Ainda conforme o prefeito, sua gestão tem compromisso com a regularidade no cumprimento do calendário de pagamento dos salários dos servidores públicos do Município. “É uma forma de respeitar o nosso maior capital social”, reforça Kalil.
O prefeito lembrou que Várzea Grande, dentro da sua realidade econômica e financeira tem crescido nos investimentos em obras e ações de interesse coletivo e isto atrai novos investidores. “Temos muitas obras estruturantes em andamento que estão valorizando a cidade e seus imóveis, bem como políticas sociais, mas não descuidamos de nossos servidores que são a mão do Poder Executivo, são o maior capital social para executar as políticas de saúde, de educação, segurança, social entre outras obrigações da Administração Municipal que atende a todas as demandas com responsabilidade, transparência e em busca de eficiência”, disse Kalil Baracat.
Há todo um esforço para cada vez mais se ofertar ganhos diretos aos servidores de Várzea Grande e tudo passa pelo zelo com que os recursos públicos são geridos pelo Poder Púbico. “A busca pelo equilíbrio financeiro entre receitas e despesas, se atingidos, podem permitir novas concessões para atender aos direitos do funcionalismo público”, reforça o prefeito Kalil Baracat.