Centenas de pessoas participaram na manhã de sábado (29), no Parque das Águas, da 3ª Ação da Rede S.O.S AVC. Uma estrutura foi montada para oferecer serviços e orientações sobre o AVC, uma das doenças que mais causa morte e sequelas neurológicas no mundo. O evento, em alusão ao Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado em 29 de outubro, é uma realização da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP).
O evento ofereceu atendimentos gratuitos como verificação da pressão arterial, medição do índice de glicemia, polo de vacinação para a imunização contra a Covid em pessoas acima de 12 anos, aula de dança, treino funcional, massagem, auriculoterapia e animação com DJ e banda do Corpo de Bombeiros.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, prestigiou o evento e destacou a importância da rede S.O.S AVC para a população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Dei o sinal verde para a criação da rede S.O.S AVC no ano de 2019 para que as pessoas pudessem ter atendimento mais rápido e específico. São poucas as capitais do país, que trata o AVC na fase aguda. Por frações de minutos, a pessoa pode ficar com sequelas ou morrer se não houver atendimento especializado, por isso criamos o serviço como forma de humanização. Quero deixar o meu legado em benefício da nossa gente com programas que melhoram a qualidade de vida da população, isso sim é valorizar e respeitar a vida”, pontuou o prefeito.
Segundo o neurocirurgião Wilson Novais, que está à frente da rede S.O.S AVC, a ação objetivou alertar à população sobre a doença e sua prevenção.
“Quanto mais rápido o atendimento, maiores são os benefícios para o paciente. Nosso intuito com essa ação é lembrar que a doença existe e que tem tratamento. Antes da criação da rede S.O.S AVC as pessoas recebiam somente o suporte clínico, não havia tratamento específico. As pessoas que sobreviviam ficavam na maioria das vezes com grandes sequelas, pois não havia intervenção. Essa realidade mudou, e a população vítima do AVC tem grandes chances de recuperação”, revelou.
Paulo Rós, diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) que faz a gestão do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde funciona a Rede S.O.S AVC, revelou que ao todo 1.650 pessoas já foram beneficiadas com o programa.
“A Rede S.O.S AVC funciona dentro do HMC com ampla equipe treinada da neurocirurgia e com equipamentos novos e modernos para o tratamento, com hemodinâmica e tomógrafo. Muitas pessoas ainda não conhecem os benefícios do programa e não sabem como agir quando alguém sofre da doença. Ações como esta, de conscientização, serão realizadas com mais frequências como forma de alertar a população. Aliado a isso, teremos mais treinamentos para as equipes do SAMU e médicos e enfermeiros das UPAs e policlínicas para diagnosticar e acelerar o encaminhamento dos pacientes vítimas de AVC para atendimento especializado no HMC ”, destacou Rós.
Para o médico e diretor-técnico do HMC, Vinícius Gatto, a ação da rede S.O.S AVC no Parque das Águas veio para impactar a vida das pessoas com serviços úteis e gratuitos em prol da saúde da população. “Tivemos uma grande adesão, muitos vieram participar e conhecer sobre as medidas de prevenção sobre o AVC”, destacou.
A psicóloga Ariadne Ribeiro, 27 anos, do município de Várzea Grande, estava caminhando no Parque das Águas quando viu a estrutura da rede S.O.S AVC montada. “Achei interessante e vim aferir minha pressão, medir o índice de glicemia e fazer a auricultura. Gostei muito dos atendimentos e achei importante essa ação em prol da prevenção do AVC. Esse tipo de ação deixa as pessoas mais conscientes para iniciar medidas preventivas”, opinou.
O advogado Jacir Zanete, morador do bairro Consil, em Cuiabá, soube da ação da rede S.O.S AVC pela imprensa e resolveu participar. “Acho importante essa abordagem, e aproveitei para usufruir dos serviços prestados. Resolvi até pegar um algodão doce, pois fiz a medição da glicemia, e está baixo, sinal que posso comer doce”, brincou ele, que aproveitou para parabenizar a prefeitura pela iniciativa.
O morador do município de Primavera do Leste, Valdenir Tine, 62 anos, está a passeio na capital, Cuiabá. “Tenho o hábito de caminhar todos os dias, então vim conhecer o Parque das Águas e me deparei com essa ação. Achei ótimo, e em um local propício para atender as pessoas”, disse. “Depois da caminhada vou medir novamente a glicemia e aferir a pressão, vou aproveitar para fazer esse monitoramento”, revelou.
A idosa Eli dos Santos, 69 anos, moradora do Bairro Jd. Industriário, em Cuiabá, foi vítima de AVC hemorrágico. Ela foi prestigiar o evento. “Eu estava descascando uma laranja, quando caí. Graças a Deus estou viva e sem sequelas, porque recebi a intervenção médica em tempo hábil. Fui muito bem atendida e hoje estou aqui prestigiando mais uma ação da rede S.O.S AVC”, destacou.
Maria Paulina, 62 anos, também foi vítima de um AVC hemorrágico, há 8 meses. “Estou participando desta ação como forma de incentivar as pessoas a buscarem a prevenção. Fui atendida no HMC, pela equipe da rede S.O.S AVC. Se não fosse esse atendimento acho que eu estaria morta. Estou recuperada e sem sequelas do AVC”, contou.
Segundo o neurologista Wlademir Malheiros, que atua no HMC, destacou que a prevenção é a melhor forma de combater a doença. “Levar informação às pessoas sobre os hábitos de vida saudáveis são importantíssimas. Além de mostrar para a população, que o novo modelo de tratamento, através da rede S.O.S AVC, traz grandes benefícios, pois devolvemos para a sociedade pacientes sem sequelas ou com sequelas mínimas”, informou.
A coordenadora da rede S.O.S AVC, Andrea Bianchi, explicou que a rede S.O.S AVC funciona 24 horas. “A equipe fica de prontidão para imediato diagnóstico e tratamento. O protocolo para atendimento de pacientes com suspeita de AVC é via SAMU ou central de regulação”, ressaltou.
A 3ª Ação da Rede S.O.S AVC foi realizada com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Secretaria Municipal de Saúde, Ultra Hospitalar, Marcelo Aquino, Ronan Anchieta, EndoCardio, MedNeuro, viniciomelo.com, Cetem e Grupo São Benedito.
Benefícios da Rede S.O.S AVC
O tratamento adequado na fase precoce significa:
Redução da mortalidade
Redução da incapacidade
Redução da hospitalização
Redução do custo previdência social
O que é Acidente Vascular Cerebral (AVC)?
Acidente Vascular Cerebral acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem (AVC isquêmico) ou se rompem (AVC hemorrágico), provocando a morte da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
Sintomas
Fraqueza de um lado do corpo;
Dificuldade para falar;
Perda de visão;
Perda da sensibilidade de um lado do corpo;
Alterações motoras;
Paralisia de um lado do corpo;
Distúrbio de linguagem;
Distúrbio sensitivo
Alteração no nível de consciência.
Alteração da voz
Dor de cabeça
Como prevenir o AVC?
Hábito de vida saudável com boa alimentação, prática de exercício físico, controle do colesterol, controle do peso, controle da pressão arterial e não ao uso de drogas lícitas e ilícitas.
Tratamento
A intervenção na fase aguda do AVC é realizada com duas modalidades principais, que pode ser com tratamento medicamentoso, denominado trombólise endovenosa, que segundo os estudos deve ser realizado até 4,5 horas do início dos sintomas. E a outra modalidade, é o tratamento endovascular (Trombectomia Mecânica) com o uso de cateteres aspiração e ou combinado com stent retriever, usado para desobstruir o vaso acometido.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT