O presidente da Argentina , Alberto Fernández , veio a São Paulo nesta segunda-feira (31), encontrar o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) . A reunião acontece logo após a vitória do petista nas eleições 2022 , que ocorreu no último domingo (30). Fernández e Lula se encontraram no Hotel Intercontinental, que foi um dos locais que a equipe petistas utilizou para firmar campanha na capital paulista.
Pela manhã, a agência de notícias oficial da Argentina , Télam, havia divulgado que o chefe do executivo argentino visitaria hoje o Brasil . Fernández é o primeiro líder de estado a se encontrar com o presidente eleito.
O encontro foi registrado e postado nas redes sociais de Fernández , que ainda parabenizou Lula pela vitória acirrada nas eleições . “Todo meu amor, minha admiração e respeito, querido companheiro. Teremos um futuro que nos abraça e nos convoca”, disse o líder argentino em uma publicação no Twitter.
A viagem
A viagem marcada de última hora ocorreu após o resultado da vitória de Lula . Já na noite de domingo, Fernández manifestou em entrevistas locais estar contente com o resultado, além de falar que será algo positivo para a América-Latina . Segundo a Télam, nesta mesma noite Fernández ligou para Lula para parabenizá-lo pela vitória, e marcar o encontro desta segunda-feira.
“Já lidei com ele muitas vezes, no cargo e como colega. Ele tem uma enorme peculiaridade que é a liderança autêntica , e chega em um momento em que a região passou por muitas mudanças. A chegada de Lula pode ajudar a reunificar o continente, onde a globalização está em questão e adquire outro significado”, disse Fernández à Rádio Perfil.
O líder argentino foi a São Paulo as 9h, se encontrando com o líder petista por volta do meio-dia. Segundo a Télam, além de Fernández , a comitiva contava com o ministro das Relações Exteriores, Santiago Cafiero; o secretário-geral da Presidência, Julio Vitobello; a secretária Jurídica e Técnica, Vilma Ibarra; a porta-´voz da Presidência, Gabriela Cerriti; além dos deputados Eduardo Valdés e Carlos Heller.
A visita acarretou no adiamento da posse do novo ministro do Desenvolvimento Territorial e Habitat, Santiago Maggiotti.
Fonte: IG Política