Mais de 50 líderes comunitários da região Sul de Cuiabá tiveram a oportunidade de acompanhar in loco o andamento da obra de construção da Avenida Contorno Leste. A vistoria foi realizada no último sábado (5) e organizada pelo vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, em parceria com a União Coxiponense de Associação dos Moradores (UCAM).
Durante o período da manhã, as lideranças percorreram diferentes trechos da via que passa pelas regiões Sul, Leste e Norte de Cuiabá. Na ocasião, Stopa explicou que o planejamento do Município é entregar, em abril de 2023, cerca de 6,5 quilômetros prontos para o uso. Seguindo este cronograma, neste momento, a avenida conta com um trajeto de aproximadamente 3,5 quilômetros pavimentado.
“Estamos com várias frentes de trabalho em andamento, o que nos permite planejar a inauguração de um trecho no mês de aniversário de Cuiabá. A ponte sobre o Rio Coxipó está pronta, a pavimentação está avançando, assim como a rede de drenagem, a iluminação e outros serviços. Por isso, pensamos em já trazer o movimento comunitário para essa nova realidade que estamos construindo”, disse o vice-prefeito Stopa.
Para o presidente da UCAM, José Maurício, esse tipo de iniciativa é extremamente importante, pois possibilita que as lideranças, que são legítimos porta-vozes da população, tenham a dimensão da magnitude da obra. Segundo ele, a construção do Contorno Leste significa a melhoria na mobilidade urbana da cidade e, igualmente, o crescimento social e econômico das regiões beneficiadas.
“Muitos condomínios, residenciais, empresas vão se instalar ao longo de todo o trajeto. Para nós, é importante que a gestão tenha essa visão de administrar e também de se comunicar com a sociedade, mostrando os investimentos e a importância deles. As 400 Associações de Moradores terão esse privilégio de acompanhar o nosso vice-prefeito e conhecer de perto uma das maiores obras de Cuiabá, que é o Contorno Leste”, comentou.
O presidente da Associação de Moradores do bairro Pedra 90, Antônio Marcos Nascimento, o Baiano, parabenizou o prefeito Emanuel Pinheiro e o vice-prefeito Stopa, por tirar o projeto do papel, e também o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (Emanuelzinho), por garantir a chegada dos recursos necessários. De acordo com Baiano, mais uma vez a gestão mostra que caminha ao lado do movimento comunitário.
“Tivemos a oportunidade de ver de perto a realização dessa obra que vai interligar o Pedra 90, Osmar Cabral, Jardim Liberdade, até a saída para Chapada dos Guimarães, melhorando a vida de todos os moradores dessas regiões. É uma satisfação muito grande ver isso acontecendo. A gestão prometeu a construção dessa avenida e estamos presenciando isso ser realizado”, completou o presidente.
O PROJETO
Idealizada para ser a maior obra de infraestrutura dos últimos 50 anos, a Avenida Contorno Leste contará, ao longo de sua extensão, com todos os componentes de uma grande estrutura de mobilidade urbana. Conforme o projeto, a via terá 17,3 quilômetros de pista dupla, cada uma delas constituídas por duas faixas de rolamento e acostamento. A avenida possuirá também ciclovia em todo o seu prolongamento, calçada e canteiro central.
A obra recebe o investimento de R$ 125 milhões e contempla ainda o levantamento de uma ponte sobre o Rio Coxipó. A construção da via está dividida em dois percursos, sendo um de 11 quilômetros, entre o rio e a Rodovia Emanuel Pinheiro, e outro de cerca de seis quilômetros, entre a Avenida Fernando Corrêa e o rio. Cada um desses processos é executado por uma empresa diferente, vencedores dos lotes do processo licitatório.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT