O setor de micromobilidade vem crescendo muito recentemente, e para muitas pessoas acaba sendo a porta de entrada para a mobilidade elétrica, levando em conta que bicicletas e patinetes elétricos custam menos que motos e carros movidos a bateria.
Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), em 2022 o segmento de bicicleta elétrica apresenta crescimento de 27,3%, totalizando mais de 40 mil e-bikes vendidas no país.
Mesmo assim, as bicicletas elétricas possuem um alto custo de aquisição, e empresas como a Two Dogs, oferecem um kit para converter uma bicicleta tradicional em um modelo elétrico.
A Two Dogs é uma empresa brasileira ativa no mercado desde 2008, que além de comercializar skates, patinetes e bicicletas elétricas possui um kit de conversão para bicicletas elétricas.
De acordo com a empresa, o kit pode ser instalado em qualquer bicicleta, desde que tenham um sistema de roda livre e que a bicicleta não tenha um sistema de freio hidráulico. Em bicicletas com esse sistema de freio, a empresa afirma que o freio acaba sendo substituído.
O kit custa R$ 4.590 e pode ser instalado em bicicletas com aros de 20, 26 e 29 polegadas. O pacote vem com um motor de 350 W que gera até 4,5 kgfm de torque, bateria de lítio de 8Ah e manetes de freio.
O sistema pesa 10 kg e consegue suportar até 120 kg. A autonomia é de 40 km e as baterias podem ser retiradas da bicicleta para realizar a recarga que pode se realizada em tomadas 110 ou 220V e uma carga completa leva entre 6 e 8 horas.
As baterias só podem ser removidas mediante a utilização de uma chave, o que previne roubos e furtos, caso o cliente queira comprar uma segunda bateria, a unidade custa R$ 1.790 e tem garantia de 3 meses, enquanto o resto do sistema tem 12 meses de cobertura.
A Two Dogs possui assistências técnicas espalhadas pelo país que podem realizar a instalação do sistema, mas caso não exista uma perto do cliente, a marca afirma que o cliente precisa encontrar um profissional capacitado, e caso o profissional tenha dúvidas pode entrar em contato com o suporte técnico através do telefone 41 3046 0337 ou WhatsApp 41 3046 0337.
Em carros elétricos, as fabricantes costumam instalar freios regenerativos, que reutilizam parte da energia dissipada entre o atrito da pastilha e o disco para gerar energia para as baterias, resultando em um aumento de autonomia.
Segundo a empresa, o sistema ainda não está disponível nas bicicletas da marca, entretanto, a tecnologia está presente em patinetes comercializados pela empresa.
Fonte: IG CARROS