O Consórcio Intermunicipal de Saúde Centro Norte (CISCN-MT) realizou, no último sábado (12.11), 62 cirurgias oftalmológicas de catarata em um mutirão realizado em Diamantino. A ação é realizada pelo Programa Mais MT Cirurgias, que faz parte da proposta de atendimentos de especialidades médicas ofertadas pelo Consórcio em parceria com os municípios consorciados e o Governo do Estado. Os procedimentos foram realizados na Central de Regulação do município. Além de Diamantino, o CISCN-MT atende os municípios de São José do Rio Claro, Alto Paraguai e Nortelândia.
De acordo com o relatório do CISCN-MT, só em Diamantino, já foram realizados cerca de 511 exames, 117 cirurgias e 635 consultas nos serviços de neurologia, otorrino, oftalmologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, gastro e psiquiatria. Até o final de novembro estima-se que sejam realizados mais de 700 atendimentos médicos.
Atualmente o prefeito Dr. Manoel Loureiro é o presidente do CISCN-MT e falou sobre a importância de ampliar os atendimentos de especialidades médicas nos serviços da saúde durante a vigência de seu mandato.
“Estamos trabalhando para ampliar o acesso da população a diversos serviços de saúde e diminuir cada vez mais a fila de espera por atendimentos especializados em diversas áreas. Com esse mutirão de catarata, muitos pacientes que estavam aguardando há muito tempo o atendimento puderam realizar as cirurgias e é muito gratificante para nós ofertar os serviços para os nossos munícipes e das cidades vizinhas”, afirmou Dr. Manoel.
A secretária de saúde, Marinêze Meire, comenta que o município vem adotando várias estratégias como o objetivo de fortalecer as ações de acesso a consultas e cirurgias especializadas.
“Nossa estratégia é atender toda demanda reprimida, já realizamos as consultas oftalmológicas e agora estamos partindo para as cirurgias. Esse mutirão é mais uma oportunidade de acesso da população a procedimentos médicos especializados”, compartilhou a secretária.
Representando Diamantino no Consórcio, Adélia Maria do Santos, Secretária Executiva, comenta sobre o desenvolvimento dos serviços de saúde executados por meio da união entre os municípios consorciados.
“Hoje o Consórcio está situado aqui em Diamantino, uma cidade estratégica que possibilita o fácil acesso dos pacientes vindos das cidades vizinhas. Ficamos felizes em ver que estamos sanando as demandas oftalmológicas de catarata e pterígio de Diamantino, além de outras especialidades médicas dos municípios participantes. Deixo o meu agradecimento aos prefeitos constituintes que sempre contribuíram com transporte e equipe técnica, em especial ao Dr. Manoel, que acompanha todas as atividades e presta sempre o suporte necessário”, agradeceu.
José Clemente Rocha, de 72 anos, conta que esperava pela cirurgia há 3 anos e comenta a felicidade que é, finalmente, voltar a enxergar. “Infelizmente a gente vai se acostumando com a dificuldade de enxergar. Mesmo usando óculos, esse problema não era corrigido, então é muito bom finalmente poder fazer a cirurgia. Agora é aguardar o resultado, que com certeza será positivo”, declarou o paciente.
José foi acompanhado da filha, Geiza Mantovani Rocha, de 39 anos, que auxiliará o pai no período de recuperação. “Faz anos que o meu pai sofria com a visão, era algo que criava muita dificuldade para ele. Durante a cirurgia não tivemos nenhuma adversidade e os médicos deram todas as informações para uma boa recuperação, agora estamos indo para casa”, ressaltou
Fonte: Prefeitura de Diamantino MT