DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Primeiro dia de vacina contra Covid 19 para crianças de 6 meses a 3 anos de idade foi tímido na Capital Mato-grossense. Apenas na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ilza Picolli houve procura e 7 crianças receberam a imunização.
Para este público a vacina foi liberada em Cuiabá, na quarta-feira (23). As doses pediátricas da Pfizer estão disponíveis também na UBS Cidade Verde e UBS Parque Ohara para essas crianças.
Essas unidades funcionam com horário de atendimento estendido até às 21h, mas para vacina só até as 20h, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
“As mães ainda estão receosas. Mas no sábado estaremos com ação no CMEI Paulo Ronan, aqui no bairro, para atualização das cadernetas de vacinação, oferta da Vitamina A para crianças de 6 meses a 1 ano, aplicação de flúor e vamos levar a vacina do Covid para crianças de 6 meses a 3 anos de idade para dar oportunidade das mães que não podem vir na UBS levarem no sábado”, explicou a gerente da UBS Ilza Picolli, Suzana Lissoni.
Alana Gonçalves de Faria e o esposo Tiago Pereira dos Santos não perderam tempo e foram logo vacinar o filho Nícolas Farias dos Santos, de dois anos e 3 meses de idade. Moradores do bairro Porto, eles ligaram na UBS para saber se estava vacinando. “Estava aguardando a liberação para vacinar, vemos que a vacina é o meio de prevenção. Ouvi muitos pais que disseram ter medo. Eu tenho medo é de pegar o Covid”, declarou Alana. O outro filho dela, Daniel Farias Martins, de 10 anos, também foi vacinado inclusive com a segunda dose de Covid, assim que foi liberada para a faixa de idade do garoto.
Rodriane Alves Sanábria, do bairro Videira, aproveitou a ida na unidade de saúde para consultar e já vacinou o pequeno Erick Rhyan Alves Sanábria, de 8 meses. “Eu não sabia que estava liberado a vacina para a idade dele. Que bom, aproveitei a ‘viagem’. É muito importante manter os pequenos imunizados”, declarou.
Outra criança que recebeu a dose foi Sophia Emmanuela Brunner de Oliveira, de 1 ano e 7 meses. “Vim buscar informações sobre a vacina BCG, porque preciso vacinar outro bebê de 5 meses. E fiquei surpresa ao saber que foi liberada a vacina de Covid para os pequenos. Muito importante prevenir, não sou a favor não, mas as crianças não decidem por si, somos responsáveis por elas. Na dúvida, melhor prevenir”, explicou a mãe de Sophia, Pâmela Nathália Chaves de Oliveira, moradora do Residencial Pádova.
Nos demais locais, UBS Parque Ohara e UBS Cidade Verde, onde há doses, não houve procura no primeiro dia de vacinação.