https://matogrossomais.com.br/wp-content/uploads/2022/11/93b1e9d7e394633835e1cc962c9f9f9f.jpeg

Judiciário inaugura Escritórios Sociais nesta quarta-feira

O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo de Mato Grosso (GMF/MT) realiza a partir das 10h desta quarta-feira a cerimônia híbrida de homologação dos Escritórios Sociais dos municípios de Araputanga, Rondonópolis e Sinop.
 
A solenidade contará com a presença da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Gargaglione Póvoas, do juiz-coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema Socioeducativo do Conselho Nacional de Justiça (DMF/CNJ), Luís Geraldo Lanfredi, do supervisor do GMF/MT, desembargador Orlando Perri, e do juiz-coordenador do GMF/MT, Geraldo Fidelis.
 
Escritório Social – O Escritório Social é um equipamento público de gestão compartilhada entre os Poderes Judiciário e Executivo, responsável por realizar o acolhimento e encaminhamento das pessoas egressas ou pré-egressas do sistema prisional e seus familiares.
 
O objetivo é promover a singularização do atendimento, a mobilização de instituições e a formação de redes no território, para assim possibilitar a oferta permanente aos reeducandos e familiares de atendimentos individuais, oficinas e atividades relacionadas ao trabalho, cultura, educação e lazer. A metodologia do CNJ já está em funcionamento em Mato Grosso nos municípios de Cuiabá, Jaciara e Mirassol d’Oeste. Araputanga, Rondonópolis e Sinop também passam a fazer parte do grupo a partir de amanhã.
 
Forte atuação – De abril a outubro de deste ano o Escritório Sociais totalizou aproximadamente 3.700 atendimentos aos egressos, pré-egressos e familiares em Cuiabá, entre procedimentos, encaminhamentos, assistência material e processos de gestão administrativa.
 
Mercado de trabalho – Também em 2022, cerca de 2.191 reeducandos foram inseridos no mercado de trabalho no Estado, sendo 779 do regime semiaberto e 1.412 do fechado. As vagas preenchidas pelos reeducandos fazem parte da parceria entre as instituições por meio da Fundação Nova Chance (FUNAC).
 
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT

Veja Mais

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *