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RAISSA ANBO

Como criar uma campanha de marketing de sucesso

Arquivo Pessoal

Lançar uma campanha 360 (que cobre todas as frentes) de marketing exige planejamento e preparação, pois o resultado será fundamental para o sucesso do seu produto ou serviço. É necessário que todos os detalhes sejam considerados, desde a definição dos objetivos até a sua execução. Por esse motivo, é importante seguir algumas etapas para garantir que tudo saia como planejado e, nós, profissionais de marketing, precisamos pensar em todos os pontos de contato da marca com os clientes.

Uma campanha que deu um verdadeiro show de sincronização, autenticidade e dinamismo foi a Louis Vuitton. Em parceria com a artista Yayoi Kusama, a campanha foi um sucesso por combinar a estética única e icônica da artista com uma marca mundialmente reconhecida.

Ela foi acompanhada de um planejamento de marketing arrebatador que incluiu anúncios de televisão, de rádio, em revistas, campanhas de mídia digital e presença em eventos. A campanha gerou um grande interesse por parte do público, ajudando a marca a alcançar novas faixas demográficas, aumentando a conscientização da marca e impulsionando as vendas.

A seguir, listamos as principais estratégias que fizeram do lançamento da campanha da Louis Vuitton um verdadeiro sucesso:

  1. Planejamento

Antes do lançamento de qualquer campanha de marketing, é necessário: estabelecer os objetivos que deverão ser alcançados, definir o público-alvo, definir um orçamento e escolher os canais de publicidade que farão sentido serem ativados.

Quanto aos objetivos, é importante estabelecer metas claras, realistas e alcançáveis para essa ação especificamente, por exemplo: aumentar as vendas, aumentar a visibilidade da marca ou aumentar o número de seguidores nas mídias sociais.

O público-alvo deve ser bem definido para que os conteúdos sejam direcionados para o público certo, o que pode aumentar o engajamento e a eficácia da campanha. Tenha total consciência de quem você quer atingir.

Estabeleça um orçamento que seja condizente com os objetivos que você quer alcançar, não adianta escrever no papel metas audaciosas e não investir em publicidade. Falando nesse último, seja diversificado com investimentos de mídia e comunicação e não caia no “conto do vigário” de achar que basta impulsionar seus posts no Instagram que tudo vai dar certo, não é bem assim, é necessário estar onde o seu público está, como: TVs, rádios, outdoors, exposição em eventos, mídias sociais variadas e tantos outros.

Nós não fazemos nada nem delegamos nada para ninguém sem um planejamento impecável de base.

  1. Storytelling

A Louis Vuitton entrou completamente no mundo da artista, que se propôs em fazer a collab, ela captou a sua essência para planejar as suas ações no lançamento dessa campanha. Todas as ativações, sejam elas digitais, físicas ou analógicas conversam a mesma língua e contam a mesma história, isso é importantíssimo para o sucesso de uma campanha.

Não podemos contar a história de uma banana para vender maçã, precisamos criar uma narrativa única e consistente para ser apresentada ao público para que ele consiga entender e captar o que marca está passando com essa comunicação e que ele se sinta tocado e motivá-lo através dela a adquirir aquele produto.

Então, o storytteling nada mais é do que você saber contar para o seu cliente o porquê ele precisa desse produto ou serviço, mas de forma consistente em todas as suas ativações e comunicações até que ele tome a decisão de compra.

  1. Ativações assertivas

Nós sabemos que a Louis Vitton não precisa, necessariamente, fazer investimentos que impactem grandes quantidades de pessoas, porque a marca tem um público segmentado e utilizam de mídias específicas para chegar até eles. Porém, o objetivo traçado para essa campanha foi sim o alcance da marca, impactando a maior quantidade de pessoas dentro do público definido por eles e, consequentemente, aumentando as vendas.

Para o alcance dos objetivos propostos, eles fizeram ativações da campanha muito assertivas, extrapolando as mídias tradicionais e transformando as vitrines de suas principais lojas no Japão e em Londres, na Inglaterra em verdadeiras galerias de arte ao ar livre.

Além disso, a marca ainda lançou um filtro de Instagram com os elementos principais da Yayoi Kusama e criou o Infinite Voyage: O Jogo para descoberta da nova coleção através de uma série de minijogos. E não podemos esquecer as ativações consideradas tradicionais também, lançadas simultaneamente com todos essas demais, incrível, não é!?

Esse outro ponto de time de lançamento também precisamos nos atentar para que todas as ações sejam lançadas de coerente e, novamente, conversando entre si, para que cada contato com a sua marca, seja através da loja física, seja através das redes sociais ou uma publicidade, estejam passando a mesma mensagem.

  1. Monitoramento e ajustes (caso necessário)

Por último, mas não menos importante, o monitoramento dos investimentos realizados na campanha. Será que o objetivo que desenhei está sendo alcançado? Será que o investimento em mídia está impactando a quantidade de pessoas que deveria? Será que a reversão em vendas está sendo suficiente para justificar o investimento?

Todas essas perguntas precisam ser feitas e suas análises acompanhadas de perto, para garantir que, caso algo não concorde com o planejado, você possa alterar a rota, “trocar a roda com o carro andando” para alcançar os melhores resultados possíveis e atinja seus objetivos.

Nesse ponto você pode tranquilamente rever a estratégia de público que o seu investimento em mídia está sendo direcionado ou até mesmo encerrar ações que não estejam fazendo sentido. O importante mesmo é que você tenha os números de acompanhamento na mão para tomar as decisões certas com base em dados, não em achismo.

Desejo que esse case de sucesso maravilhoso da Louis Vuitton com a artista plástica Yayoi Kusama tenha inspirado você a realizar coisas ainda mais incríveis para a sua marca, utilizando das estratégias e mecanismos corretos para o alcance dos seus objetivos.

Boa Sorte!

Raissa Anbo é especialista em marketing pela USP/Esalq e em Gestão de Negócios pela Unic. Atua há mais de 10 anos com marketing e eventos, tem um canal no YouTube que ajuda empresas e profissionais de marketing a atuar de forma estratégica e realiza consultorias para empresas.

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