DA ASSESSORIA
[email protected]
Abandonados há semanas sem alimentação e abrigo. A triste situação foi imposta a um casal de cães, que foram resgatados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), via Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA), na tarde da última sexta-feira (10). Os animais foram deixados em uma residência no bairro Doutor Fábio II, na capital.
O caso chegou ao conhecimento da gestão Emanuel Pinheiro por meio de denúncia, encaminhada pelo Juizado Especial de Meio Ambiente de Cuiabá (JUVAM). Logo em seguida, equipes do Judiciário, da DBEA com apoio da Delegacia de Combate à Ocupação do Solo e aos Crimes Contra a Ordem Urbanística e ao Meio Ambiente (DEMA), e o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) se deslocaram até o endereço.
O imóvel onde os animais foram deixados, apresentava sinais de abandono e foi necessário que a PM arrombasse o portão para que os animais fossem retirados, Feridos, e com visíveis marcas de desnutrição avançada, foram recolhidos e levados, imediatamente, até a clínica veterinária, prestadora de serviços à Prefeitura de Cuiabá. Lá foram encaminhados à internação e ainda permanecem no local.
O chefe do Executivo, lamentou o episódio e reforçou o pedido à população no combate à ocorrência dessa natureza no município. “Mais dois animais vítimas da maldade daqueles que deveriam amá-los e protegê-los. Sabemos o quão triste é ver cenas como essas. Graças a Deus e ao belíssimo trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá há seis anos, estamos trabalhando arduamente para reduzir ocorrências dessa natureza. Eu a primeira-dama Márcia Pinheiro ficamos na torcida para que ambos fiquem bem e encontrem um lar”, disse.
A titular da SMADESS, Ana Paula Morelli, destacou os esforços contínuos da administração. “O Poder Público tem feito a sua parte, não somente na ocasião, em questão. Esse final de semana promovemos dois eventos alusivos, onde ambos foram um verdadeiro sucesso. A DBEA mantém suas portas abertas para receber e auxiliar os munícipes, de segunda à sexta-feira, naquilo que for preciso”, declarou.
A chefe da DBEA, Andrea de Mello, adiantou que os dois cães, agora, vão encarar um logo tratamento. “Estão muito debilitados e necessitando de atenção. Não será uma tarefa fácil, mas, essencial. Após o término desse processo, eles serão acolhidos no Canil Municipal, até que sejam agraciados por novos tutores”, completou.
Denúncias
Somente em 2022, a Secretaria de Meio Ambiente recebeu mais de 990 denúncias referente aos casos de maus-tratos, resgates e atropelamentos. Contudo, estima-se que há mais de 18 mil animais vivendo em situação de abandono pelas ruas da cidade.
Proprietário não identificado
O proprietário da casa não foi localizado pelo Poder Judiciário, que segue em diligências. O crime de abandono contra animais domésticos, cabe reclusão de dois (2) a cinco (5) anos de prisão, sendo inafiançável, além da perca da guarda do animal, respectivamente. Há exatamente um ano, o prefeito Emanuel Pinheiro sancionou a lei municipal nº 6.746/2022, a qual estabelece, após a identificação do agressor, que o mesmo seja responsabilizado pelo pagamento de despesas veterinárias recorrentes da violência ocasionada.