O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta sexta-feira (17 ) o diplomata Luiz Alberto Figueiredo como embaixador extraordinário para Mudança do Clima.
Figueiredo foi ministro das Relações Exteriores no governo Dilma Rousseff e já atuou como embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Portugal e nos Estados Unidos.
Conforme o Itamaraty, à frente do novo cargo, Figueiredo deverá representar o Brasil em diálogos internacionais sobre o clima.
“O embaixador Figueiredo deverá complementar a representação de alto nível do Brasil em eventos internacionais, bem como contribuir para a divulgação do engajamento brasileiro no combate à mudança do clima”, afirmou o Itamaraty.
A função de embaixador para o clima existiu no Brasil entre 2007 e 2010, no primeiro governo de Lula, e foi ocupado à época pelo diplomata Sérgio Barbosa Serra.
Autoridade Climática
O governo Lula anunciou a intenção de criar um órgão de aconselhamento para a área de mudanças climáticas, que vem sendo chamado de Autoridade do Clima.
Lula chegou a convidar Marina Silva para a função, mas ela recusou. Marina assumiu o Ministério do Meio Ambiente.
Em janeiro, Marina Silva comentou sobre o projeto e disse que não seria indicado para comandar a Autoridade nenhum nome com perfil político ou diplomático.