DA REDAÇÃO/ MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, suspendeu temporariamente os atendimentos pediátricos para novos pacientes, na manhã desta terça-feira, 28 de março, devido à superlotação na unidade. Os atendimentos estão sendo retomados de forma gradativa, no período vespertino os atendimentos retornem, após os trâmites de transferência dos pacientes em tratamento no hospital serem concluídas.
Segundo a nota enviada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), a medida foi necessária para manter uma prestação de serviço com qualidade aos pacientes já em atendimento na unidade de saúde. A pasta informou ainda que foi necessário realocar momentaneamente os pacientes para que tomassem a medicação em outro ambiente da unidade. No entanto, afirmou que a situação já foi resolvida.
No último dia 9 de março, os deputados que compõem a Comissão de Saúde na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, estiveram no Hospital Estadual para uma visita técnica, onde passaram por diversas áreas e avaliaram a parte estrutural, equipamentos, serviços e conversaram com pacientes.
Na ocasião, os parlamentares estiveram também na ala pediátrica do hospital e receberam das mães de pacientes internados vários elogios quanto ao atendimento. Uma mãe, identificada como Josilene dos Santos, disse que está com filho internado desde o final de fevereiro.
“Olha, por ser um atendimento ao público pelo SUS, Estadual, está maravilhoso, eu tenho um filho que está internado aqui desde do dia 24, e ele teve um atendimento perfeito, só elogios mesmo. Inclusive estou com meu bebê aqui e estou fazendo uns exames que foi orientado pelo médico, por causa do meu outro filho”, disse a mãe.
O Pronto Atendimento pediátrico do hospital conta com três médicos especialistas, 19 leitos de observação e 50 leitos de retaguarda de internação. Somente no mês de março de 2023 foram realizados 3.412 atendimentos de crianças no local, sendo a média de 122 atendimentos por dia.