DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A 14ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá começa nesta quarta-feira (29.03) e segue até sexta-feira (31.03), no Hotel Fazenda Mato Grosso. O evento que tem como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” debaterá com especialistas as políticas desenvolvidas para o avanço e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Conferência vai abordar quatro eixos. O primeiro deles será “O Brasil que temos, o Brasil que queremos”, com uma palestra do doutor em Contabilidade Pública e auditor do SUS, Ricardo Venero Soares, sobre a importância de entender os compromissos de todas as esferas responsáveis pela concretização do SUS e de fazer um planejamento com o envolvimento dos usuários, profissionais da saúde e dos gestores.
Numa mesa redonda, coordenada pela conselheira municipal de Saúde Leila Boabaid Levi, também vai ser debatido “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”, com a participação da doutora em Políticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em serviço social e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Salete Ribeiro.
Um dos principais pontos de reflexão do evento é feito a partir da análise das ações da saúde pública durante a pandemia da Covid-19; o esforço dos profissionais para atender a população e o papel dos conselhos municipais no combate às fake news em suas regiões.
Já na quinta-feira (30.03) o eixo “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia” expõe a relevância do SUS para a população brasileira. A cada 10 pessoas, sete depende exclusivamente do sistema público para tratamento, atendimento hospitalar e outros serviços de saúde.
O quarto eixo: “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas” traz à tona os desafios e rumos para a saúde pública, que tem entre outros pontos de discussão, a defesa da atenção básica, com acesso ampliado das famílias às ações de prevenção, com a presença do doutor em educação, mestre em saúde coletiva e graduado em serviço social, Pablo Cardozo Rocon.
Na sexta-feira (31.03), último dia da Conferência, acontecerá a eleição dos delegados de Cuiabá para a 10ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso.