DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Gabinete de Intervenção fez uma compra emergencial de insumos e materiais hospitalares para abastecer as unidades de saúde, que enfrentam a falta até de itens básicos. A aquisição feita nesta quarta-feira (29.03), no valor de R$ 4,2 milhões, deve ser entregue em no máximo três dias.
“Com a entrega desses materiais, vamos conseguir suprir esse desfalque nas farmácias das unidades, que já estão recebendo os medicamentos que compramos na semana passada e agora vão ter também os insumos necessários para prestar um atendimento digno à população”, disse a coordenadora da equipe de intervenção, Danielle Carmona.
A lista da compra emergencial contém 207 itens, entre eles seringas, sondas, ataduras, cateteres, luvas e compressas.
A falta de insumos e medicamentos é um dos principais problemas encontrados pela equipe de intervenção na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.
No Centro de Atendimento a Queimados (CTQ) do Hospital Municipal de Cuiabá, que é referência no tratamento de queimados, por exemplo, não tem esparadrapo, ataduras, micropore para fazer curativos nos pacientes, e nem seringas.
“Enquanto referência em atendimento a queimados, a unidade precisa de atenção aos medicamentos e insumos necessários para esse tipo de tratamento”, disse o cointerventor Israel Paniago, que está à frente da Empresa Cuiabana de Saúde, no período de intervenção.