DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
A passagem de uma forte frente fria, seguida de uma massa de ar frio, vai derrubar as temperaturas e provocar chuvas intensas em grande parte do Brasil. Áreas das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão afetadas até, pelo menos, o próximo sábado (22).
Segundo meteorologistas, esta é a primeira frente fria continental que atingirá o Brasil neste ano.
Enquanto as outras frentes passam pelo oceano e, após o contato com a umidade, perdem força na influência das temperaturas, a frente fria continental é seguida de uma massa de ar vinda do extremo sul da América do Sul, entrando no continente pela Argentina, sendo, portanto, mais intensa.
Região Sul
O frio começa a atingir os três estados da Região Sul a partir desta terça-feira (18), mas se intensifica entre quarta (19) e quinta (20), com previsão de 0°C ou temperaturas negativas e possibilidade de geada nas áreas serranas, especialmente, no sul do Paraná, planaltos sul e norte catarinenses e na região dos Aparados da Serra, com destaque para os municípios de Bom Jesus e São José dos Ausentes.
A previsão de geada na Região Sul se mantém na sexta-feira (21). Já no sábado (22), uma pequena possibilidade continua na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).
Ainda no sábado, a chance de geada permanece nas áreas mais altas da divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, principalmente, no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), as temperaturas mínimas devem variar entre 8°C e 12°C entre quarta e sexta-feira.
Vale lembrar que, entre terça e quarta, a previsão também indica pancadas de chuva em áreas do Sul do País.
Região Sudeste
Na quarta-feira, a massa de ar frio avança para a Região Sudeste e começa a derrubar as temperaturas em São Paulo, que também vai registrar pancadas de chuva ao longo do dia.
Já na quinta-feira, com a diminuição das chuvas na região, a previsão é de frio em boa parte do estado, cenário que se mantém na sexta, com pequena possibilidade de geada em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira.
No oeste de São Paulo, a temperatura pode ficar na casa dos 9°C na sexta-feira. Já no fim de semana, as temperaturas começam a subir gradativamente.
A passagem da frente fria pelo estado também vai provocar chuvas significativas, com volume acima de 50 milímetros (mm), entre esta segunda (17) e quarta-feira.
Em Minas Gerais, o frio mais intenso vai atingir o sul do estado, o Triângulo Mineiro e a Zona da Mata. No sul, além das chuvas previstas para a região, as temperaturas vão cair 5°C de quarta para quinta, chegando a 9°C de mínima, e mais 4°C ou 5°C de quinta para sexta. Já no sábado, as mínimas voltam a subir e as máximas seguem amenas devido à nebulosidade.
No Triângulo Mineiro, as temperaturas também vão cair 5°C de quarta para quinta e mais 7°C de quinta para sexta, com destaque para os municípios de Ituiutaba e Campina Verde, que terão mínima de 11°C na sexta.
Em Juiz de Fora, na região da Zona da Mata, a previsão indica queda de 5°C de quarta para quinta e mais 3°C de quinta para sexta. Neste dia, a cidade terá máxima de 23°C e mínima de 12°C.
Em Belo Horizonte, o frio será menos intenso, com queda de, no máximo, 3°C na manhã de sexta-feira. Vale destacar que, nesta semana, o impacto será maior nas temperaturas máximas da capital mineira, caindo de 27°C na quinta para 23°C na sexta.
Na cidade do Rio de Janeiro, também chama atenção a queda das temperaturas máximas. De quarta para quinta, elas caem de 32°C para 25°C, valor que se mantém na sexta. Já a mínima cai 3°C de quarta para quinta e 5°C de quinta para sexta, permanecendo em 15°C. Parte do estado também será atingido pelas chuvas.
O Espírito Santo não será muito afetado pelo frio, mas terá tempo nublado e com chuva na quinta-feira, principalmente, em Vitória. As máximas vão cair de 36°C para 30°C de quarta para quinta e para 24°C na sexta.
Região Centro-Oeste
Na Região Centro-Oeste, as temperaturas vão cair, principalmente, no sul dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e, também, na parte central do Goiás, incluindo a cidade de Goiânia.
No sul de Mato Grosso do Sul, as chuvas vão anteceder o frio, que começa na madrugada de quarta-feira. Já em Cuiabá (MT), entre quarta e sexta, as temperaturas máximas vão cair cerca de 6°C, saindo de 33°C para 27°C, enquanto as mínimas vão passar de 25°C para 19°C. No mesmo período, as máximas em Goiânia (GO) vão passar de 32°C para 27°C e as mínimas de 22°C para 18°C.
O impacto da frente fria, seguida de uma massa de ar frio, no Distrito Federal será pequeno, com queda de temperatura pouco expressiva e previsão de máxima de 28°C e mínima de 16°C na sexta-feira.
O sul dos estados de Goiás e de Mato Grosso também será afetado pelas chuvas entre quarta e quinta.
O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.