DA REDAÇÃO/ MAK LUCIA
[email protected]
Um bate-boca e troca de acusações entre deputados, marcaram a sessão desta quarta-feira, 24 de maio, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Durante o pequeno expediente, o deputado DR. João (MDB) usou a tribuna para criticar o colega parlamentar Gilberto Cattani (PL), de expor outros deputados e fazer “politicagem barata” ao publicar vídeos nas redes sociais, para criticar a rejeição de um projeto de Lei que previa a criminalizar invasores de terras privadas em MT.
Foi necessário que a presidente em exercício, Janaina Riva (MDB), ameaçasse encerrar a sessão, para acabar com a discussão.
A discussão no plenário foi após o deputado DR. João se sentir ofendido com um vídeo postado por Cattani na última segunda-feira (22), em suas redes sociais, onde confrontava os colegas parlamentares: Dr. João, Wilson Santos (PSD), Elizeu Nascimento (PL), Beto Dois a Um (PSB) e Valmir Moreto (Republicanos), que são membros da Comissão de Segurança Pública, ao dizer que não está tendo o apoio dos deputados.
Segundo DR João, o projeto já havia sido discutido no ano passado e após ser reapresentado neste ano, a comissão entendeu como inconstitucional, haja vista que não é de competência da Assembleia Legislativa tratar sobre Direito Penal, uma competência da União.
“O senhor nos comparou a bandidos que apoiam invasão de terras, o senhor tem que ter respeito. Estou aqui há mais de quatro anos e os colegas nunca viram eu faltar com respeito. Eu sou de uma região do agro, da agriculta familiar, o senhor não tem esse direito, o senhor tem que ter ética, eu sou médico e aprendi a ser ético e aprendi aqui na Assembleia com vários deputados. Eu não admito que o senhor faça política baixa, o senhor pode apoiar quem quiser, mas não use nome de colega pra fazer gracinha com seus eleitores. Não use o nome de quatro deputados pra fazer política barata”, disse o deputado.
Revoltado também com a situação, o deputado Wilson Santos (PSD) também se exaltou e partiu para baixaria e relembrou o caso, onde Cattani teria supostamente comparado Mulheres a vacas, durante um debate sobre aborto há cerca de uma semana.
“Quero dar a oportunidade ao deputado Gilberto Cattani explicar o que é, que verdadeiramente ele quis dizer, qual foi a comparação, inclusive eu vi um vídeo dele, em que a esposa dele aparece mugindo como vaca, eu fui procurado por defensoras públicas, por procuradoras do estado e por vereadoras pedindo que vossa excelência pudesse ser mais claro”, disse Wilson.
Cattani também usou a tribuna após a fala de Wilson, para dizer que foi vítima de fake news e que em relação a sua esposa “mugir” é porque ela gosta muito.
“Quanto a comparar vacas com mulheres é mentira, é fake news da mídia, eu disse que lá no meu sítio quando uma vaca está prenha, dentro da barriga da minha vaca eu já posso contar uma res a mais, porque dentro dela tem um bezerro, não tem um amontoado de células, e quando uma mulher está grávida tem uma criança, um ser humano, que tem que ser defendido. [..] Quanto a minha mulher mugir para mim, deputado Wilson, é porque ela gosta, ela gosta e gosta muito”, disse o parlamentar.
Veja vídeos: