DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Promover a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCD) no mercado de trabalho. Essa é a proposta do projeto +Possibilidades, que é realizado pelas Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT). A proposta, lançada oficialmente na última quinta-feira (1), irá disponibilizar um total de 340 vagas para aprendizes.
Por meio do programa, os alunos terão a oportunidade de se especializar nas áreas de administração e logística, além de poderem atuar diretamente nas indústrias de bionergia durante o processo de aprendizagem, o que proporcionará a possibilidade de logo serem contratados. Chance essa, que segundo Marta de Abreu, esteve presente no lançamento, faz toda a diferença na vida profissional de PCDs.
“O mercado é amplo e competitivo, mas as portas do mercado de trabalho estão se abrindo para nós, graças a cursos como esse”, reforça. Marta possui apenas 5% da visão e participou anteriormente de um curso de formação do Senai, o que a ajudou a ter a vaga de trabalho que ela ocupa hoje. “Em fevereiro deste ano, fui efetivada. Lá, lanço avaliações, coordeno alunos e ajudo professores na sala de aula”, explica.
No Brasil, a Lei de Cotas (art. 93 da Lei 8.213/91) garante a entrada de PCDs no mercado de trabalho, porém, essa ainda não é a realidade vivenciada por muitos PCDs. Caroline Mendes, coordenadora do projeto de inclusão de pessoas com deficiência e de reabilitados do INSS, afirma que Mato Grosso tem apenas 50% das empresas cumprindo a lei.
“É importante esse tipo de projeto, pois ele reforça o que já deveria estar sendo cumprido. Mato Grosso tem 15 vezes o número de pessoas para preencher o que a lei estipula. Nós temos um cenário de muitos entraves, de muitas dificuldades para cumprir essa lei. E eventos como esse, sem dúvida alguma, mostram que é possível contratar, que é possível cumprir”, destaca Caroline Mendes.
Todas as indústrias de bioenergia do estado vão participar do projeto. De acordo com o presidente da Bioind, Sílvio Rangel, a ação cumpre um papel social e possibilitará a transformação de vidas. “Isso é importante para a gente, pois estamos podendo ver que é possível transformar as vidas das pessoas com esse projeto, ao passo em que elas são incluídas no mercado de trabalho”, pontuou Rangel.
Lhais Sparvoli, diretora executiva da Bioind, explica que as empresas participantes do projeto também vão passar por uma qualificação para receber os trabalhadores, o que reforça a manutenção do caráter de inclusão. “O aprendiz passa por um ano de aprendizagem. E a própria empresa também vai passar por uma qualificação para aprender a receber esses colaboradores”, destacou
Para entender mais a respeito do programa + Possibilidades, acesse também o site https://novidades.senaimt.ind.
Oportunidades
As vagas ofertadas serão para atuar nos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Barra do Bugres, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Lambari D’oeste, Mirassol D’oeste Sinop, Nova Mutum e Campos de Júlio. As empresas que receberão os aprendizes são: Agropecuária Novo Milênio, Agropecuária Cana Nova, ALD Bioenergia, Barralcool Destilaria, Grupo Aysú, Destilaria de Álcool Libra, FS Fueling Sustainability, Inpasa Agroindustrial, Safras Armazéns, Safras Indústria e Comércio de Biocombustíveis, Sipal Indústria e Comércio, Tirolesa Agropecuária, Usimat Destilaria de Álcool, Usina Barralcool e Usinas Itamarati.