DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) esteve presente no Encontro Nacional de Segurança das Eleições, realizado em Belo Horizonte nos dias 2 e 3 de junho. O evento reuniu representantes de Tribunais Regionais Eleitorais de todo o país, juntamente com suas respectivas forças de segurança, para discutir medidas visando aprimorar a organização e a segurança do processo eleitoral.
“Participar deste evento é fundamental para fortalecermos cada vez mais a segurança do processo eleitoral em Mato Grosso. Temos uma longa trajetória de planejamento e integração com todas as forças de segurança por meio do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Compartilhar nossas práticas e aprender com outros estados nos ajuda a aprimorar ainda mais nossas ações visando eleições seguras e transparentes”, destacou o juiz auxiliar da Presidência do TRE-MT, Aristeu Batista.
Ele explicou que foram realizados grupos de trabalho entre os estados, nos quais uma série de ações foi centralizada. “Nós apresentamos modelos e ações concretas de sucesso em vários estados. As propostas regionais serão debatidas internamente nos TREs, e algumas propostas foram encaminhadas para avaliação do Tribunal Superior Eleitoral”.
Uma das palestras que chamou a atenção durante o encontro foi ministrada pela Polícia Federal, abordando o uso de inteligência aplicada às Eleições de 2022. “Nós criamos, de forma inédita, uma Câmara de Inteligência dentro do TRE de Mato Grosso. Essa iniciativa foi resultado de uma força-tarefa que reuniu a Secretaria de Segurança Pública do Estado, Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência, entre outras instituições. Tivemos um saldo muito positivo e agora essa iniciativa está sendo recomendada para todo o país”, comentou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.
A abertura do evento foi realizada pelo ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que ressaltou a importância de formalizar as práticas bem-sucedidas do ano passado e identificar áreas que precisam de melhorias. “O eleitor não faz ideia de que ao apertar a tecla ‘Confirma’, milhares de pessoas estão trabalhando incansavelmente para garantir que tudo aconteça corretamente. Precisamos documentar o que foi bem-sucedido no ano passado e já preparar as próximas eleições com as melhorias necessárias”.
O intercâmbio de informações e o debate sobre as melhores práticas permitirão ao TRE-MT aprimorar ainda mais seu planejamento de segurança para as eleições do próximo ano. O objetivo é garantir que os eleitores possam exercer seu direito de voto de forma livre e segura, assegurando a integridade do processo eleitoral em todo o estado.