DA REDAÇÃO CM7 BRASIL
[email protected]
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o auxílio da advogada Ana Paula Vasconcelos, representante da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF), realizou o resgate de animais vítimas de maus-tratos em uma casa abandonada na QR 118 de Santa Maria.
Os vizinhos relataram que os cães estavam passando fome e viviam em condições insalubres, cercados por urina e fezes. Segundo informações, por instinto de sobrevivência, os animais chegaram a devorar os filhotes.
A cadela maior estava abandonada há aproximadamente três anos, quando a família se mudou e a deixou para trás.
Um outro macho também estava no local, resultando em constantes reproduções, nas quais os filhotes acabavam morrendo. Ana Paula Vasconcelos, ativista e advogada, explicou que desta vez foi possível resgatar os filhotes antes que algo pior acontecesse.
Um vídeo divulgado por ela no Instagram mostrou a gravidade da situação, com cenas chocantes. A vizinhança tentava alimentar os animais através do muro da residência abandonada.
No total, nove cães foram resgatados com vida, entre adultos e filhotes. Os animais resgatados encontravam-se desnutridos, e Ana Paula e outros protetores de animais ficaram responsáveis por cuidar e vaciná-los antes de disponibilizá-los para adoção. Sete filhotes foram acolhidos por Ana Paula, enquanto um outro protetor ficou responsável pelo casal de cães adultos.