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COMUNICAÇÃO

Gestão e prevenção de crise de imagem será discutido em seminário de marketing em Cuiabá

DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
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Divulgação

O gerenciamento de crises é uma habilidade essencial em todos os setores da vida, especialmente a gestão de crises de imagem para pessoas públicas ou empresas. Saber lidar com problemas inesperados de forma eficaz pode ajudar a evitar prejuízos e minimizar os impactos negativos. Por isso, o Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos, que será realizado no dia 14 de junho, em Cuiabá, terá um painel dedicado a discutir essa temática.

A edição nacional do Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos será realizada no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e vai reunir grandes nomes do marketing político e da comunicação. Este será o maior encontro do segmento realizado neste ano em Mato Grosso. Para saber mais sobre a programação, valores e inscrições, basta acessar o link https://bit.ly/comunica-mt.

O evento é promovido pela agência Comunica 360 Marketing e Inteligência Digital, em parceria com a Neoplace Technologies e Agência Nuvem. A programação conta com diversas palestras e painéis, entre eles, o que discutirá sobre a “Gestão de Crise – Um Tema e Três Perspectivas”.

Este painel vai reunir jornalistas que são referências em Mato Grosso como Onofre Ribeiro, Fábio Monteiro e Igor Taques, para debater sobre a gestão de crise, as ações para controle da situação e o trabalho para reconstruir a reputação afetada. Tudo a partir da ótica de um jornalista, da assessoria de imprensa e do veículo de comunicação. A mediação ficará por conta da jornalista Marisa Batalha.

De acordo com Onofre Ribeiro, que debaterá o assunto a partir do viés dos profissionais de comunicação, é muito importante a discussão do assunto, especialmente no momento atual, que passa por profunda transformação social, política, econômica, tecnológica e, acima de tudo, de comportamento da sociedade.  Além disso, as próprias ferramentas de gestão já não são mais as tradicionalmente usadas.

“O novo comportamento social será pautado fundamentalmente pelas mídias sociais, pela via digital. E a gestão de crises não se faz mais como antigamente: publicando um material ou fazendo uma simples contestação. A questão agora é muito mais complexa, é preciso apagar os resíduos que ficam na mente coletiva depois de crises e de desmandos e de desvios da conduta original. Então, é mais do que discutir, apontar caminhos e possibilidades é uma coisa muito moderna, muito necessária porque a transformação chegou e não vai embora tão cedo”.

Fábio Monteiro, proprietário da empresa Dialum Assessoria de Imprensa & Comunicação Estratégica, explica que a gestão de imagem envolve a capacidade de tomar medidas rápidas e adequadas para controlar a situação, especialmente nos casos de agentes políticos, pois os prejuízos podem reverberar e impactar inclusive o mandato.

“Um agente público tem que estar muito atento à sua gestão e aos ruídos de comunicação que podem causar um grande risco à sua imagem. Um ruído pode impactar diretamente na sua gestão e também no seu espólio político. São marcas negativas que podem ficar para sempre se não forem bem cuidadas. Então, tudo que envolve o setor público deve ser bem comunicado. E quanto aos riscos de imagem, aquilo que pode gerar crises no seu mandato deve ser monitorado, sanado e ter sempre um remédio preparado caso venha a público de uma forma não prevista”, pontuou.

Programação

Além dessa temática da Gestão de Crises, o seminário contará também com a palestra do marqueteiro da empresa Comunica 360, Marcelo Senise, intitulada “Da Panfletagem as Redes Sociais e Inteligência Artificial – A evolução diatópica do marketing Político e comunicação institucional na última década”.

O consultor, estrategista digital e marqueteiro Fred Perillo, será o responsável por apresentar o “Methodo M — Mapa Mental Marketing de Mandato”, que ensina como fazer planejamento estratégico de mandatos políticos, em sete passos. Na sequência, será a vez do diretor da Neoplace Technologies, Paulino Silva, fazer a palestra sobre “Inteligência Artificial no Uso da Comunicação Governamental e de Mandatos”.

Por último, o especialista em marketing político digital Rodrigo Gadelha vai palestrar sobre o “WhatsApp como ferramenta para a comunicação governamental e de mandato”. Ele desenvolveu sua própria metodologia de planejamento estratégico, a RG Moebius, usada em campanhas para Presidência da República, Senado, governadores e prefeitos.

Realização

Com a realização do Seminário de Gestão de Comunicação Governamental e Mandatos, Cuiabá entra na rota de grandes eventos do segmento de marketing político. O seminário já foi realizado em Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo e chega em Cuiabá graças à Comunica 360.

A Comunica 360 é uma empresa especialista em comunicação, marketing, inteligência digital e inteligência artificial, com ênfase em marketing político, governamental e eleitoral. Trata-se de uma agência com foco em monitoramento, especialmente na área de inteligência artificial e, através do seu know-how, quer colocar Cuiabá na rota de grandes eventos do segmento.

São apoiadores do evento a Assembleia Legislativa, a Associação Mato-grossense dos Municípios e as Câmaras de Vereadores.

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