FONTE SECOM MT
[email protected]
Na noite fria os termômetros chegaram a registrar 12 graus, não bastasse a acentuada queda da temperatura, uma forte chuva aumentou ainda mais a sensação do frio, o que fez com que as assistentes sociais da equipe do Centro Pop atuassem de forma mais incisiva no aconselhamento de grupos de pessoas que insistem em fazer da rua a sua morada, para que fossem encaminhados para os abrigos mantidos pela prefeitura de Várzea Grande.
“Dois moradores de rua atenderam ao chamado e foram encaminhados para casas de acolhimento para receberem a atenção devida. Uma pessoa foi levada para a Casa de Acolhimento Rojina Marques e a outra para a comunidade terapêutica Filhos de Deus”, informou o coordenador do Centro Pop, Fábio Reveles.
De acordo com o coordenador do Centro Pop, em Várzea Grande, cerca de cinquenta pessoas vivem em situação de rua e são acompanhadas pela equipe da Prefeitura Municipal. “Todos os dias oferecemos na sede do Centro Pop, café da manhã e lanche da tarde, e nesse período passam pela nossa unidade cerca de 30 pessoas em busca dessa alimentação. Como temos uma equipe formada por assistentes sociais e psicólogos, esses profissionais acabam tentando orientar essas pessoas e auxiliando àqueles que queiram atendimento”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que essa ação de distribuição de cobertores e comidas quentes, neste período de baixa temperatura, vem sendo fortalecida desde o início da gestão do prefeito Kalil Baracat, em uma ação comandada diretamente pela primeira-dama, a promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat.
“Estamos no terceiro ano de execução desta ação, com apoio e acompanhamento da primeira-dama que é uma pessoa preocupada com o social e com as questões que envolvem crianças, idosos, mulheres e esse público em especial, os em situação de rua. Temos casas de acolhimento que atendem a esses grupos, porém, no que se refere às pessoas em situação de rua, o trabalho consiste nas abordagens sociais e nos atendimentos assistenciais na unidade do Centro Pop, na ação do consultório de rua e no serviço de auxílio na confecção de documentos pessoais”, disse a secretária assegurando que a Administração Municipal tem dado todo o suporte e acolhimento para que ninguém passe frio neste inverno.