DA ASSESSORIA
[email protected]
O deputado Max Russi (PSB) está retornando para o Brasil, após participar do XI Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal, junto a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva (MDB). “Um evento bastante proveitoso, três dias de muitas palestras, bons palestrantes, bom conteúdo, vai qualificar e ajudar ainda mais o nosso mandato, principalmente na ampliação de um debate mais justo em Mato Grosso, reforçando temas como transparência e segurança jurídica”, avaliou o primeiro-secretário do parlamento.
No amplo das discussões, com a temática voltada ao “Estado Democrático de Direto e Defesa das Instituições”, Max Russi acredita que a troca de experiencias, promovida dentro desse contexto, trará resultados concretos.
“É importante podermos dialogar sobre os desafios, visões e diferentes aplicações das tecnologias, tudo atrelado ao planejamento estratégico da governança e assim gerar resultados que façam a diferença na vida da sociedade”, destacou.
Com o tema central “Governança e Constitucionalismo Digital”, o encontro internacional também contou com a participação de autoridades e acadêmicos do Brasil, Portugal e toda a Europa. No primeiro dia, o Fórum Jurídico, também contou com a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcísio Gomes (Republicanos).
A conferência foi organizada pela Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Instituto de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ICJP) e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário da FGV Conhecimento (CIAPJ/FGV) e aconteceu nas dependências da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
A programação do Fórum também incluiu a participação dos ministros brasileiros Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Camilo Santana (Educação), José Múcio Monteiro (Defesa), Daniela Carneiro (Turismo), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Jader Barbalho Filho (Cidades). Além de Gilmar Mendes, participaram o ministro do Supremo Tribunal Federal André Mendonça e o indicado para a vaga do ex-ministro Ricardo Lewandovski, o advogado Cristiano Zanin. O encerramento teve a participação do vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin (PSB) e do presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa.