DA REDAÇÃO / MATO GROSSO MAIS
[email protected]
Um total de 314 estudantes de 22 escolas da rede pública municipal de Cuiabá já passaram por exames de optometria, disponibilizados pelo Projeto Enxergar é Humanizar, edição 2023. Desses, 244 necessitam de óculos e 14 foram encaminhados para atendimento oftalmológico. A meta deste ano é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º ano de 85 escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores. Serão entregues aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentas) armações, com lentes antirreflexo.
Nesta semana, mais um grupo de 126 estudantes, de sete escolas, está passando pelo exame.
O Projeto Enxergar é Humanizar tornou-se uma ação permanente da Secretaria Municipal de Educação, com impacto positivo no desenvolvimento e bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação.
A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, lembra que o Projeto compõe as ações da Política da Escola Cuiabana e, em breve, os óculos estarão sendo entregues aos estudantes. “A Secretaria Municipal de Educação está organizando a entrega dos óculos para os estudantes que já passaram pelo exame e escolheram as armações. Nosso objetivo é garantir uma educação inclusiva e democrática às nossas crianças, resgatando um passivo social que afeta o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes matriculados na rede pública municipal de educação”, salientou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Saiba mais
O Projeto Enxergar é Humanizar atende a uma das ações do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC).
Em 2018, o Projeto contemplou estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.
Esses estudantes passaram por consultas oftalmológicas, na época em parceria com o Instituto Lions da Visão. A gestão municipal entregou naquele ano cerca de 250 óculos para estudantes das escolas das quatro regionais.
Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021.
Em 2022, foi retomado, ampliando o atendimento para os estudantes até o 6º ano e com um novo formato. Na primeira etapa, os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, sendo submetidos ao exame de optometria, que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos. Os casos graves foram encaminhados para consultas oftalmológicas.
O exame de optometria foi realizado dentro da própria unidade educacional e os estudantes tiveram a opção de escolher a armação de sua preferência.
O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes (em 2018) e 110 estudantes (em 2022), totalizando 410 estudantes beneficiados.
Nesta semana, estão passando por exames de optometria estudantes indicados das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) Prof. Francisval de Brito, 8 de Abril, Osmar Jose do Carmo Cabral, Vereador Paulo de Campos Borges, Maria Tomich Monteiro da Silva, Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz e Ranulpho Paes de Barros.
Serviço:
Projeto Enxergar é Humanizar – 2023
Local: Secretaria Municipal de Educação
Agenda de 21 a 29/8
Data: 21/08
Período: Matutino
EMEB Prof. Francisval de Brito
Período: Vespertino
EMEB 8 de Abril
Data: 22/08
Período: Matutino
EMEB Osmar Jose do Carmo Cabral
Período: Vespertino
EMEB Vereador Paulo de Campos Borges
Data: 23/08
Período: Matutino
EMEB Maria Tomich Monteiro da Silva
Período: Vespertino
EMEB Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz
Data: 24/08
Período: Matutino
EMEBVereador Paulo de Campos Borges
Data: 29/08
Período: Matutino
EMEB Ranulpho Paes de Barros