DA ASSESSORIA
[email protected]
A população da Regional Sul de Cuiabá conta agora com atendimento pelo SUS de mais oito especialidades médicas perto de casa. O Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá ampliou a equipe da Policlínica do Coxipó, que passa a oferecer atendimentos com pneumologista adulto e infantil, nefrologista, ortopedista, psiquiatra, urologista, otorrinolaringologista e clínico em saúde mental.
No local, também foi implantado um ambulatório para pequenas cirurgias e tratamento de feridas, e um setor de planejamento familiar.
Todos os atendimentos seguem o fluxo preconizado pelo SUS, via Central de Regulação, com os pacientes sendo regulados a partir das unidades básicas de saúde, com exceção dos tratamentos de feridas e de planejamento familiar, que não precisam de agendamento.
Até agosto, a unidade já tinha atendimento em endocrinologia, ginecologia, psiquiatria, nutrição e cardiologia, com uma média mensal de 1,2 mil consultas ofertadas. Com a contratação de mais profissionais e abertura dos novos consultórios, a previsão é que essa média suba para 9 mil consultas/mês.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
Viviane Mendes dos Santos, 40 anos, é uma das pacientes que tiveram a consulta marcada após a ampliação dos atendimentos. Ela relatou que há três anos foi encaminhada para um cardiologista, mas nunca marcaram a consulta, e que ficou surpresa quando a equipe da Central de Regulação ligou para chamá-la.
“Fiquei esperando esse tempo e agora, com os novos atendimentos, me ligaram com minha consulta agendada. Cheguei aqui, fiz todos os exames, fui muito bem atendida e, como sou diabética, me encaminharam para outro médico especialista para acompanhamento. Tudo agendado, sem fila, com horário marcado”, contou Viviane.
A ampliação foi possível após a convocação de profissionais aprovados no concurso da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e a realocação de alguns profissionais para melhor distribuição de locais de atendimento.
“O chamamento do concurso foi fundamental para conseguirmos ampliar o quadro de servidores e, consequentemente, aumentar a capacidade de atendimentos à população de consultas com especialistas. Nosso objetivo é sempre oferecer o melhor atendimento à população com o maior conforto possível”, destaca a interventora Danielle Carmona.
Para acomodar esses novos médicos, foram feitas adequações nas salas do ambulatório que funciona no prédio equipado pela equipe pela intervenção, que fica na mesma área da unidade.