DA ASSESSORIA
[email protected]
A gestão do Gabinete de Intervenção preparou, durante o mês de outubro, uma programação especial voltada à prevenção do câncer de mama e do colo do útero na Saúde Municipal de Cuiabá. As atividades integram a campanha Outubro Rosa e foram pensadas para que as informações sobre a importância da prevenção cheguem às mulheres de todos os bairros da Capital.
Durante o mês, serão oferecidos mais exames de ultrassom transvaginal e de mama pelo SUS na Capital. No dia 21, será realizado um mutirão de consultas com ginecologistas. Nas unidades básicas de saúde, as equipes multidisciplinares prepararam um calendário de ações a serem realizadas até o dia 31, incluindo atendimentos aos fins de semana.
Para reforçar a campanha na Capital, prédios da Saúde Municipal foram iluminados de rosa, incluindo a sede da secretaria.
“O Outubro Rosa é um mês de reforçarmos com todas as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama e também o câncer de colo do útero. Temos realizado ações constantes para levar a prevenção a todas as mulheres e lembrá-las sempre que todas as unidades básicas de saúde de Cuiabá estão prontas para recebê-las”, destaca a interventora na Saúde de Cuiabá, Danielle Carmona.
Clique e entre no nosso grupo do WhatsApp do Mato Grosso Mais e receba todas as notícias na sua mão.
Siga-nos também no Instagram e acompanhe nossas atualizações em tempo real.
A equipe de intervenção ampliou, até dia 31 de outubro, 1.320 ultrassonografias de mama e 1.000 ultrassonografias transvaginal para atender as solicitações que estão aprovadas na Central de Regulação. No penúltimo fim de semana do mês, em 21 de outubro, os Centros de Especialidades Médicas terão um dia com intensificação de atendimento às consultas agendadas via Central de Regulação.
Conforme a cointerventora de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Deisi Bocalon, o número de mamografias não foi ampliado porque atualmente não há solicitações aprovadas aguardando para realizar o exame. “Atualmente todas as solicitações de mamografia estão sendo atendidas em tempo real”, explica Deisi.
Na Atenção Básica, os mutirões ocorrerão em todas as unidades básicas de saúde em datas diferentes e terão vacinação, consultas com os médicos, orientações, coleta de exame preventivo de câncer de colo uterino, palestras, aferição de glicemia, entre outros.
Neste fim de semana (7 e 8), nove unidades básicas estarão abertas com atendimento especial: UBS Ilza Terezinha Picolli (8h às 16h30), USF Jardim Vitória 1, 2 e 3 (das 8h às 16h); USF Novo Paraíso I (8h às 16h30); USF Paiaguás (8h às 15h); USF Despraiado – equipe 2 (será realizado no Espaço Benedito da Cura, das 8h às 17h); USF Liberdade e Osmar Cabral (7h30 às 15h30); USF São João Del Rey (8h às 15h30); USF Novo Millenium (8h às 15h30); e USF Santa Terezinha (08h às 16h).